Alternativas para contenção de cheias na Região de Blumenau

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Foi durante uma reunião regional da Facisc, na Acib, em Blumenau que os Secretários de Estado e Adjunto da Defesa Civil apresentaram as ações de mitigação para Santa Catarina, mas foram destacadas as obras preventivas no Vale do Itajaí. “Não podemos esperar que novos desastres naturais venham e assolem a comunidade. Precisamos estar preparados. Temos nos empenhado nas obras de prevenção para dar mais segurança a quem vive no Vale.” Destacou, o Secretário, Milton Hobus.

Entre as obras previstas estão: os melhoramentos fluviais nos rios que compõe a Bacia do Itajaí e a construção de oito novas barragens, na Região. Sete delas estão no Alto Vale. Todas de pequeno porte. A única de médio porte será erguida em Botuverá e que possibilita múltiplo uso  – Audiência Pública realizada em 25/03 -. Também foram elencadas as duas que passam por alteamento, em Taió e Ituporanga. A sobre-elevação dessas duas estruturas serão inauguradas em julho deste ano.

Embora, essas ações já façam parte de projetos elaborados e outras em execução, a Defesa Civil de Santa Catarina estuda várias ações paralelas que visam minimizar os efeitos das chuvas torrenciais e cheias no Vale.

Em Blumenau, Milton Hobus e Rodrigo Moratelli apresentaram as alternativas como aprofundamento do canal, alargamento do canal do Itajaí-Açu, construção de diques. Ainda para Blumenau, outras ações estão em análise, mas ainda não fazem parte de projeto elaborado. São estudos feitos por técnicos que passam por uma avaliação por parte da Defesa Civil de Santa Catarina.

De acordo com o Secretário Adjunto, Rodrigo Moratelli, uma das obras que poderão beneficiar o município e as cidades a jusante, é a construir um túnel extravasor com dupla utilização. “O Canal Hidrorodoviário servirá, em período de normalidade poderá ser usado para desafogar o trânsito de Blumenau. Em período de cheia, o túnel será empenhado no escoamento do excesso de água, que seria destinado para o rio Itajaí-Açu, reduzindo o volume e ampliando a velocidade de escoamento.”Disse.

A possibilidade de implantação do túnel é estimado em 15 metros de altura de base e 13 metros de altura. A intenção é que esse túnel siga desde o Sesi, até o bairro Ponta Aguda. São aproximadamente 1,3 kms.

Moratelli ressalta que para que esse projeto chegue ao papel e saia do mesmo, é necessário que um conjunto de ações sejam colocadas em prática. “Nós temos que reter parte do volume a montante de Blumenau, e melhorar a Foz, devido ao volume de água que chegará a Itajaí. O que não pretendemos é agredir o ecossistema.” Pontuou.