Alto Vale recebe montagem kit´s de transposição

IMG-20140808-WA0005

Foto: Defesa Civil SC/Divulgação – (Lebon Régis).

Semana que vem o Alto Vale do Itajaí recebe a equipe que fará a montagem dos kit´s de transposição em pelo menos 05 municípios. Entre os beneficiados estão: Santa Terezinha, com um kit de  transposição de obstáculos de 12 metros. A montagem está agendada para terça-feira, 12. No dia seguinte, Rio do Campo terá a ponte montada. A estrutura possui 08 metros de extensão. Agrolândia também será atendida pela equipe. Uma estrutura de 12 metros será montada no município.

A equipe composta por técnicos da empresa fabricante dos kit´s de transposição visita, Rio do Sul na sexta-feira, 09. A ponte de 09 metros será instalada no bairro Santa Rita. Presidente Nereu também será beneficiado. A montagem está prevista para o sábado, 16. A estrutura possui 12 metros de extensão.

Conforme o Diretor de Resposta aos Desastres – Dird, James Rides da Silva, todos os dias novos kit´s são instalados, em municípios Catarinenses. “Cada kit aumenta a segurança dos moradores, auxilia no escoamento da produção de comunidades, antes isoladas ou sem condições. Sem falar que melhora a autoestima dos moradores e melhora a vida das pessoas”, destacou.

A Dird contabiliza até o momento, pelo menos 40 kit´s nos locais onde serão montados. A Defesa Civil de Santa Catarina já montou mais de 70 estruturas. Todas as unidades tem metragem que variam de cinco a 12 metros de extensão e cinco de largura. A capacidade de peso suportada pelos kit´s é superior as cinquenta toneladas.

De acordo com o Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli, a intenção é que nesse primeiro lote, pelo menos 200 kit´s sejam entregues. “A Estimativa é pra este ano. Queremos fechar 2014 com todas as fornecidas instaladas” disse.

Os custos das pontes começam em pouco mais de R$ 28 mil a de cinco metros e vão até os R$ 52,3 mil a de maior extensão, com 12 metros. Os valores representam um preço 50% mais barato que os moldes tradicionais, onde muitas vezes as pontes são concretadas in loco.

Os kit´s de transposição são pré-fabricados. As estruturas são construídas em concreto e são protendidas no local. Levam em torno de duas horas para ficar prontos e já podem receber o fluxo de veículos.  Nos convênios firmados entre prefeituras e Defesa Civil do Estado, os municípios ficam responsáveis pela construção das cabeceiras. Os kit´s são adquiridos com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina.- Fundec.

Os kit´s fazem parte de um projeto da Defesa Civil de Santa Catarina que visa atender os municípios que tiveram pontes ou pontilhões danificados pelas chuvas torrenciais, que historicamente afetam Santa Catarina.