Após rompimento de canal da PCH em Taió, Defesa Civil SC e prefeitura avaliam obra

WhatsApp Image 2017-07-13 at 17.07.13

Foto: Defesa Civil SC

Nesta quinta-feira, 13, o coordenador regional da Defesa Civil em Taió, Alexander Baash, fez nova vistoria no local da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Taió que teve um canal rompido nesta semana. órgãos municipais como por exemplo, defesa civil, assistência social, geólogos, engenheiro civil, Procurador do município e promotoria pública também o acompanharam.

Quando a comitiva chegou, o proprietário estava no local e foi orientado pelas autoridades. NO momento, a empresa estava fazendo o restabelecimento das propriedades atingidas pela água vazada. A promotoria municipal solicitou uma vistoria total na obra. O coordenador Regional da Defesa Civil estadual e municipal solicitaram um plano de contingência da empresa para toda a comunidade local, bem como a criação de um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

O engenheiro civil e geólogos farão um relatório para o município e coordenador regional. A Defesa Civil SC e a promotoria municipal continuam acompanhando o caso.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, ressalta que as barragens do Vale possuem segurança. “As barragens do Vale são seguras. Temos isso comprovado quando foi feita a sobre-elevação das barragens de Ituporanga e Taió na qual elas passaram por um plano de segurança. Da mesma forma a barragem de José Boiteux”, garante.