Áreas dos centros regionais são visitadas no Vale do Itajaí

visita centros itajai 1

Foto: Cleiton Ferrasso/Ascom SDC

A equipe da Defesa Civil do Estado visitou as possíveis áreas dos centros regionais no Vale do Estado. A análise dos terrenos aconteceu na sexta-feira (22) em Blumenau e Itajaí. O secretário de Estado Rodrigo Moratelli, o responsável pelos centros regionais Aelcio Setubal, o gerente de Operações e Assistência Humanitária Alexandre Sampaio e coordenadores regionais Eliezer Cardozo e Jackson Dirceu Laurindo olharam diversas áreas. “São lugares bons e agora, os coordenadores regionais irão fazer contato com as instituições para viabilizar o local de instalação do Centro”, disse o secretário de Estado Rodrigo Moratelli.

Para o coordenador regional da Defesa Civil SC – coredec, Eliezer Cardozo, a instalação do centro irá materializar a presença do Estado na região. “Dentro de um desastre, vamos conseguir atender de uma forma rápida e efetiva o cidadão. E dentro da normalidade, vai facilitar nossas ações como, por exemplo, capacitação, reuniões, treinamento e outras atividades”, diz. Conforme ele, o centro será um ponto de referência para receber os municípios numa estrutura própria do Estado. Até então, o coordenador regional atende junto a coordenadoria municipal de defesa civil de Itajaí.

No Estado, 19 centros regionais serão instalados nos municípios sedes de cada coordenador. Em Florianópolis, o centro ficará junto ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres-Cigerd. A estrutura é de o tipo modular e terá entre 140 a 150 metros quadrados e o investimento para cada unidade é de até R$200 mil. Eles serão instalados até maio de 2017.

visita centros itajai 2