Assinada a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Monitoramento e Alerta

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Foi assinado na tarde desta quarta-feira, 19, o contrato entre Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a empresa vencedora da licitação, Ramses Engenharia Ltda para construção do Centro de Monitoramento e Alerta de Santa Catarina.

O contrato prevê a construção da edificação em 360 dias. Na ocasião, também foi entregue a empresa a Ordem de Serviço para início dos trabalhos. Os documentos foram assinados pelo Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus e o Engenheiro Civil, Ricardo Vilela, que representa a empresa de Itajaí.

O Centro de Monitoramento e Alerta de Santa Catarina será erguido na Avenida Ivo Silveira, 2320, Capoeiras, em Florianópolis. O endereço é o mesmo onde já funciona a Defesa Civil Catarinense.

O que o Centro de Monitoramento e Alerta vai abrigar:

De acordo com o Secretário, Milton Hobus, o Centro de Monitoramento vai reunir diversos serviços essenciais para população. Entre eles Meteorologia, Emissão de Alertas, Operação de Controle de Cheias, Coordenação e Gestão de Desastres. “Para o funcionamento de toda essa rede integrada, é necessário que o software também esteja concluído e já esta em construção desde novembro de 2014,” disse.

O sistema da Defesa Civil de Santa Catarina vai tornar o serviço mais eficiente, como enfatiza, o Secretário Adjunto de Estado, Rodrigo Moratelli. “É algo inovador para o Estado, e será referencia a nível nacional, traz tudo para um só lugar, integra as informações e equipes gerando eficiência nas ações”afirmou Moratelli.

O Centro de Monitoramento e Alerta de Santa Catarina vai contar com a união na mesma estrutura de todos os órgãos envolvidos no Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, que atuam durante uma situação de crise. “O diferencial é que essas instituições públicas vão estar interligadas não só no período de crise, mas também em situações consideradas de normalidade”. Destacou Moratelli.

O Centro também vai reunir informações dos Planos de contingência, mapeamento de área de risco, de ação emergencial e, de ajuda mútua. A intenção é Introduzir o conceito em gestão de risco integrada, no Centro. “É um conjunto de ações, que não se limita a obra estrutural, mas todas as ações tornam o maior investimento da história de Santa Catarina em redução no impacto dos desastres.” assegurou Hobus.

Não só a construção do novo prédio, mas como todas as ações de inteligência fazem parte dos Estudos desenvolvidos pela Agência de Cooperação Japonesa -JICA do Japão.  A ação prevê ainda o uso único de uma plataforma (software) de gestão com os municípios.

A construção do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado vai custar R$ 10,2 milhões. Os recursos estão assegurados através de financiamento no Banco do Brasil/BNDES. No entanto, é bom ressaltar que o investimento vai além, aquisição de toda estrutura interna, ampliação da rede territorial (pluviômetros, estações meteorológicas, réguas eletrônicas, anemômetros,  equipamentos para monitoramento de áreas de recorrência em deslizamentos, medidor de qualidade ar, entre outros mecanismos para melhorar o trabalho de proteção e defesa civil.