Atualização 02 Alerta 21/09

Atualização da previsão de chuva significativa neste domingo (22)

Alerta para risco de inundações no Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte e Rio do Peixe

Alerta para risco de deslizamentos nas regiões mais vulneráveis de SC

Fonte: Epagri-Ciram

Previsão do tempo para noite de domingo e segunda feira, dia 22-23/09

Noite de domingo (22/09): a chuva diminui no Estado, com previsão de acumulados de 10mm a 20mm em média. Pontuais de 30mm no Vale do Itajaí e litoral.

Segunda-feira (23/09): na maior parte de SC o tempo permanece com muitas nuvens e pouca chuva. São esperados acumulados de 20mm a 30mm em média no Litoral e de 5mm a 10mm no Vale do Itajaí.

Alerta para risco de deslizamentos de encostas

Diversos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul registraram volumes significativos, incluisive com registro de deslizamentos. Tendo em vista a previsão de continuidade de chuva, persiste risco de deslizamentos especialmente para essas regiões.

Alerta para risco inundações e alagamentos:

Vale do Itajaí

Conforme a última medição (15hs) da rede de monitoramento da Bacia, estão com cota de emergência as seguintes estações: Blumenau (9,59m), Indaial (6,26m), Rio do Sul (10,08m), Taió (8,78m), Brusque (6,51m) e Benedito Novo (5,03m). 

Estão com cota de Alerta: Apiúna (7,94m), Ituporanga (3,58m), Rio do Oeste (8,79m), Gaspar (7,21m).

A previsão das cotas máximas são:

Rio do Sul: 11.5m às 22hs

Blumenau: 11m às 23hs

Brusque: 8m às 20hs

Gaspar: 8,7m às 24hs

Em Itajaí ocorrem alagamentos pela maré. Atenção para os picos de maré: dia 22 1m ás 15:53 e dia 23, 1,1m às 4:14 e 1m às 16:23)

Rio do Peixe

Em Caçador e Joaçaba o Rio do Peixe está com risco de inundações.

Litoral e Planalto Norte

Joinville: Rio Águas Vermelhas está em cota de emergência e o Rio Cubatão em cota de alerta.

Canoinhas: Rio Iguaçu está em cota de aleta com risco de inundação.

Planalto Sul

Em Lages há um tranbordamento pontual na na confluência Rio Cara com o Rio Caveiras, mantendo risco de inundação.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil