Atualizado 05/11 – Chuvas de outubro provocam danos e prejuízos no Oeste e Meio Oeste

As chuvas de outubro causaram danos e prejuízos em, pelo menos 23 municípios do Oeste e Meio Oeste catarinense. Até quarta-feira (05/11), o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), recebeu 25 decretos de situação de emergência, sendo que, mais da metade, relacionados a enxurradas ocorridas entre ontem e hoje.

O primeiro município a decretar situação de emergência, no mês de outubro, foi Rio dos Cedros, em virtude de deslizamentos no dia 18.  A cidade de Abelardo Luz, que decretou no dia 24, por granizo, foi a que mais registrou desalojados, totalizando 750 pessoas. Em São Domingos, que enviou o decreto nesta quinta-feira, há 150 desalojados, 50 desabrigados, 70 casas atingidas e 10 destruídas, além de danos em estradas e pontes, conforme informações repassadas ao Dedc, pelo município.

De acordo com a Epagri/Ciram, as chuvas de outubro quebraram recordes em Blumenau, Indaial, Ituporanga, Rio do Campo, São Joaquim e Florianópolis. O acumulado de chuva já ultrapassou o esperado para o mês em todo o estado e do Planalto ao Litoral chega a ser o dobro.

Contabilizando todos os danos e prejuízos dos municípios que decretaram situação de emergência e dos que informaram que vão decretar, desde o dia 18 deste mês, foram registrados cerca de 1400 desalojados, 98 desabrigados, 619 residências atingidas e 11 destruídas, e diversas pontes e estradas danificadas.

De acordo com o gerente da Defesa Civil, major Emerson Neri Emerim, os números ainda podem aumentar “A medida que chegam os decretos e a documentação dos municípios os números vão variando, podendo haver um aumento de danos e prejuízos,” explica.

Uma equipe da Defesa Civil já realizou vistorias nos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia, Zortéa e Saudades. Uma nova equipe foi para o Oeste do estado para  conferir a situação das outras cidades em situação de emergência.

Municípios que já decretaram situação de emergência

1. Rio dos Cedros, no dia 18, por deslizamento.
2. Abelardo Luz, no dia 24, por granizo.
3. Passos Maia, no dia 24, por vendaval.
4. Zortéa, no dia 25, por enxurrada.
5. Corupá, no dia 29, por enxurra e problemas de deslizamentos no dia 17.
6. Descanso, no dia 29, por enxurrada.
7. Galvão, no dia 29, por enxurrada.
8. Iraceminha, no dia 29, por enxurrada.
9. São Domingos, no dia 30, por enxurrada.
10. Saudades, 30 por enxurrada.
11. Santiago do Sul, no dia 30, por enxurrada.
12. Quilombo, no dia 30, por enxurrada.
13. Serra Alta, no dia 30, por enxurrada.
14. Formosa do Sul, por enxurrada.
15. Águas Frias, por enxurrada
16. Belmonte, por enxurrdad.
17. Bom Jesus, por enxurrda.
18. Cunha Porã, por enxurrada.
19. Santa Terezinha do Progresso, por enxurrada.
20. União do Oeste, por enxurrada.
21. Sul Brasil, por enxurrada.
22. Coronel Martins, por enxurrada.
23. Modelo, por enxurrada.
24. Urubici, por enxurrada.
25. Celso Ramos, por enxurrada.