Atualizado 14:00h – ALERTA para deslizamentos e alagamentos

As fortes e constantes chuvas, registradas nos últimos dias, na maior parte do estado deixam o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) em alerta, devido aos riscos de deslizamentos e alagamentos.

A previsão do tempo para os próximos dois dias, de acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, é de mais chuvas e risco de temporais isolados. O tempo só deve melhorar no sábado (15/11).

A Defesa Civil já registrou problemas em pelo menos dez cidades. Os danos e prejuízos ainda estão sendo levantados pelos municípios. Uma equipe do Dedc foi enviada, na manhã desta quarta-feira (12/11) para Itapoá, onde choveu 180 mm, entre a 0h e às 8horas de hoje. O volume de chuva é o esperado para o mês inteiro. Na Capital, onde a Defesa Civil municipal já contabilizou diversos deslizamentos, foram registrados 6 mm no mesmo período.

Para minimizar os riscos o Dedc recomenda, no caso de alagamentos, que a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas, causando doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados. Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.

No caso de emergência a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199.   A Defesa Civil do Estado tem plantão de atendimento de 24 horas. O telefone para contato é o 48 3244 0600.

O Dedc está monitorando a situação dos municípios onde houve maior registro de chuva e, se for necessário, estará vistoriando e auxiliando os mesmos.

Municípios que registraram problemas no Dedc

Itapoá – Chuva forte, a prefeitura está contabilizando danos.
Águas Frias – 7 deslocados, 25 residências danificadas, 1 edificação pública e 15 particulares. Abastecimento de água danificado.
Guaramirim – Chuva forte, deslizamentos e alagamentos. A prefeitura está  contabilizando danos.
Joinville – 400 desalojados e 160 desabrigados, alagamentos e deslizamentos.
Florianópolis – Deslizamentos e alagamentos, registrados na terça-feira.
Santo Amaro – Deslizamentos e alagamentos, registrados na terça-feira.
Itajaí – Deslizamento no Colégio Estadual Carlos Fontini, aulas suspensas.
Balneário Camboriú – alagamento de ruas.
Blumenau – Deslizamento e alagamentos, 50 desabrigados e 6 famílias desalojadas (entre terça e quarta-feira).
Jaraguá do Sul – Deslizamentos e alagamentos em pequenas proporções.
Presidente Castelo.
Presidente Castello Branco – Enxurrada e vendaval. Instituições públicas e comércio sofreram danos e algumas residências, uma família desalojada. O município deve decretar situação de emergência.

SC 477, km 156 interditado devido a um deslizamento de terra, na altura do município de Benedito Novo (acesso a Doutor Pedrinho).

* Dados repassados pelos municípios, muitos ainda contabilizam os danos e prejuízos.

Devido às chuvas, desde outubro, 30 municípios decretaram situação de emergência. São eles:

1 – Rio dos Cedros
2 – Corupá