Audiência Pública apresenta Projeto de Melhoramento Fluvial de rio em Itajaí

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

A Audiência Pública iniciou por volta de 19h30, de 1º/04.  Após uma breve introdução por parte do Legislativo Itajaiense, através do representante, Clayton Batchauer, o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick abriu os trabalhos e repassou a palavra por cerca de15 minutos ao Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus que elencou as principais ações previstas para a Região, no que diz respeito mitigação para o Vale do Itajaí.

De acordo com o engenheiro, Elton Koga, que faz parte do corpo técnico que elaborou o estudo de viabilidade para execução do empreendimento, vários pontos foram analisados até definir o local de obra. “Seis alternativas foram detectadas. Dessas três foram escolhidas e até que uma analogia criteriosa a melhor opção foi determinada, com conhecimento de órgãos do Estado e município.” Disse.

Melhoramento Fluvial:

No Canal Retificado que está localizado entre o bairro Km 12 até a foz no rio Itajaí-Açu e vai receber ações de redragagem e reforço nas margens e aprofundamento do Canal em aproximadamente 7,5 metros no trecho que compreende o bairro KM 12 e a ligação com o Mirim antigo. Já no restante, até o Rio Itajaí-Açú a profundidade deve alcançar os 8 metros. Atualmente, o trecho de 8,5 km de extensão do canal retificado está com aproximadamente 4,5 metros, devido ao assoreamento.

Já no Itajaí-Mirim antigo que fica entre o bairro Itaipava e a confluência com o Canal retificado será realizada a dragagem, reforço das encostas e aprofundamento do canal. O trecho de aproximadamente 14 km de extensão também deve ser retomada a profundidade natural do rio.

De acordo com o Secretário-Adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, a obra já foi orçada. “A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 250 mil.” Destacou. Moratelli salientou que no orçamento não está especificado o valor que será aplicado em desapropriações. Os recursos são provenientes de parcerias do Estado e União.

O prefeito de Itajaí, Jandir Belini se mostrou ansioso com o início dos trabalhos, depois de superada a fase de dúvidas, quanto ao empreendimento. “O questionamento que tenho é quando vamos contar com esses trabalhos. Cheguei a ficar preocupado, mas agora estou ansioso para que os trabalhos tenham início logo,” garantiu, Belini.

Segundo Milton Hobus, assim que a Fatma der o parecer favorável ao Licenciamento Ambiental, o edital de licitação será lançado no mercado. “Acreditamos que se isso ocorrer, em 90 dias possamos dar início aos trabalhos,” concluiu.