Audiência pública debate desassoreamento do Rio Urussanga

morro da fumaca - rio urussanga 20150211 1076139192

O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA) do projeto de desassoreamento do Rio Urussanga foram apresentados na noite desta terça-feira, 10, no Salão Paroquial São Roque, em Morro da Fumaça, e prevê investimentos de R$120 milhões do ministério da Integração.

De acordo com o secretário regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, o estudo é bastante abrangente e deve receber a importância que merece. “Foi um dos projetos apresentados pela Defesa Civil de Santa Catarina que foram aprovados em Brasília, e é um investimento consideravelmente alto, que trará inúmeros benefícios para a região, por isso da importância desta apresentação, para que as pessoas passem a conhecer o trabalho que se deseja realizar no futuro, no Rio Urussanga”, explica.

Cerca de 200 pessoas compareceram à audiência pública, dentre elas, alunos da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, de Morro da Fumaça. “É louvável que os estudantes também participem de ações como estas, para que passem a conhecer o assunto e aprimorar ainda mais os ensinamentos oferecidos nas escolas”, destacou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinel da Silveira.

O desassoreamento do Rio Urussanga abrange dez cidades: Criciúma, Urussanga, Cocal do Sul, Içara, Balneário Rincão, Pedras Grandes, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Sangão e Jaguaruna.

A audiência pública foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma, Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Criciúma e Defesa Civil Regional.

Texto e fotos: Francine Ferreira.