Audiência pública debate projeto de prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí

Nesta quinta-feira (12), ocorre a audiência pública promovida pelo Fórum Permanente de Prevenção de Desastres Naturais do Vale do Itajaí, às 19 horas, na Câmara Municipal de Blumenau, para abordar o Projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Rio Itajaí. O plano foi apresentado pelo governador Raimundo Colombo no final de fevereiro e traz 14 medidas preventivas contra desastres na região. O total de investimento é de R$ 1,5 bilhões em medidas estruturais e não estruturais.

Entre as ações, sete foram definidas como prioridade 1, incluindo a criação do Sistema de monitoramento, alerta e alarme, que prevê a construção de uma estação de controle 24 horas para mapear e acompanhar as áreas de risco do Estado. Para isso, está em fase de licitação, o radar meteorológico, com investimentos de R$5,5 milhões.  O projeto do Sistema encontra-se em fase de capacitação e planejamento, pois envolve diversas entidades tanta da esfera estadual como municipais. Um dos objetivos é construir um sistema de monitoramento integrado.

A audiência vai debater as etapas do processo de implementação do projeto na Bacia do Rio Itajaí. O evento contará com a presença do secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff, o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudoff, e o diretor de prevenção, major Emerson Emerim, além do coordenador do Fórum de Prevenção, o deputado estadual Jean Kuhlmann.