Aumenta para 467 o número de desabrigados e desalojados no Estado após chuvas

No final da tarde desta segunda-feira (9), o município de Bocaina do Sul informou a ocorrência de uma forte chuva de granizo que deixou 100 pessoas desalojadas, aumentando para 467 o número de pessoas desabrigadas e desalojadas no Estado após as tempestades de domingo (8). A Defesa Civil já registrou ocorrência em 13 municípios, sendo dois tornados: um em Turvo, no Sul do Estado, e outro em Ponte Alta, na Serra catarinense. 

Porto Belo, no Litoral Norte, também registrou ocorrência de enxurradas ou inundações bruscas no domingo. Cerca de quatro bairros foram afetados e 50 residências danificadas.

Os municípios com problemas que notificaram a Defesa Civil são: Itajaí, Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú, Florianópolis, Praia Grande, Ituporanga, Criciúma, Rio do Sul, Turvo, Ponte Alta, Bocaina do Sul e Porto Belo. O número de desabrigados e desalojados é de 467, sendo 106 desabrigados e 361 desalojados. Bocaina do Sul, assim como Ponte Alta, encaminhou decreto de situação de emergência à Defesa Civil Estadual.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, o alerta será mantido até quarta-feira (11) devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o Planalto e o Litoral catarinense. Há riscos de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí. "Pedimos que as pessoas não transitem em áreas alagadas e observem em volta de suas casas a movimentação do solo e que procurem o órgão responsável mais próximo", explica Alves.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.