Aviso Meteorológico 11.02.2014 (2)

Aviso para calor intenso, IUV extremo e mudança brusca no tempo: Nesta terça (11) e na quarta-feira (12) os dias continuam com sol, calor intenso (36ºC a 40ºC a tarde), especialmente no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Os índices UV continuam extremos (acima de 13). A onda histórica de calor em SC será interrompida pela passagem de uma frente fria na quinta-feira (13), que quebrará o bloqueio atmosférico e trará temporais com ventania (acima de 60 km/ħ) e granizo.

A chuva volta a ocorrer com mais frequência e se estende pelo fim de semana, totalizando volumes entre 20mm e 60mm em média do Oeste ao Planalto e entre 60mm e 130mm no Litoral, podendo ocorrer pontuais maiores. Entre a sexta-feira e o domingo, a previsão é de temperaturas máximas próximas a 18ºC e 23°C nas áreas altas do Planalto Sul e entre 24°C e 28°C na maior parte de SC. Fonte: Epagri-Ciram. Acompanhe atualizações.

Recomendações da Defesa Civil:

Onda de calor intenso:

Volta às aulas

  • Evitar atividades físicas durante o dia e exposição ao sol especialmente entre as 10 e 16 hs;
  • Não ocupar ambientes não climatizados com temperaturas internas superiores a 32 grau;
  • Na ocorrência procurar a relocação para locais apropriados ou a suspensão das aulas.

Demais recomendações

  • Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde
  • Se precisar procure locais publicos com ar condicionado
  • Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35 graus os mesmos podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor
  • Tome banho frio
  • Minimize exposições diretas ao sol
  • Hidrate, bebendo água regularmente e outros liquidos não alcólicos
  • Coma alimentos leves, frescos e de facil digestão tais como frutas e saladas
  • Vista roupas folgadas e de cores mais claras

Não faça

  • Deixar crianças e animais sozinhas nos carros durante qualquer período de tempo
  • Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão
  • Vestir roupas pesadas e escuras 

 Tempestades com descargas elétricas e vento: 

  • Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
  • Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Indices UV Extremos

Para Indices UV maiores que 11 significa risco extremamente prejudicial à exposição desprotegida ao sol. Tome precauções porque a pele e olhos desprotegidos podem queimar em minutos. 

  • Procure evitar exposição ao sol entre às 10 a.m. and 4 p.m.
  • Se permanecer ao ar livre, procure sombras e use roupas protetoras adequadas, bonés e chapéus e óculos de sol com bloquador UV
  • Aplique generosamente filtros solares com espectro amplo SPF 30+ a cada duas horas, mesmo em dias nublados e após nadar ou suar
  • Cuidado com superfícies brilhosas, tais como areia e água que podem refletir os raios UV e aumentar a exposição. 

Previsão Voltada Para Defesa Civil:

Fonte: Epagri-Ciram

 Terça-feira (11/02): Mais um dia de sol e calor em SC. Entre a tarde e início da noite há chance de pancadas isoladas de chuva especialmente no Oeste e Meio Oeste. Aviso: Calor intenso (35°C e 38°C) e índices UV extremo (até 13). Atenção: temporal isolado com descarga elétrica (raios) e queda de granizo isolado. Sistema Meteorológico: massa de ar quente com intensificação de núcleos de instabilidade à tarde, devido ao calor.

 PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

 Quarta-feira (11/02): Sol e calor ainda mais intenso em SC. Entre a tarde e início da noite há chance de pancadas isoladas de chuva na maior parte de SC. Aviso: Calor intenso (37°C e 40°C) e índices UV extremo (até 13). Atenção: temporal isolado com descarga elétrica (raios) e queda de granizo isolado. Sistema Meteorológico: massa de ar quente com intensificação de núcleos de instabilidade à tarde, devido ao calor e à aproximação de uma nova frente fria.

 PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

 No decorrer da quinta-feira (13), a frente muda o tempo em SC, provocando pancadas de chuva em todas as regiões especialmente a partir da tarde.

Aviso: temporal isolado com chuva forte, ventania (vento acima de 60km/h), descarga elétrica (raios) e queda de granizo, com ALTO risco para quinta-feira na chegada da frente fria.

Na sexta-feira (14) e no sábado (15), o tempo permanece instável com chuva no Estado, alternando com períodos de melhoria.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil