Avisos e Alertas 25/09/2013

Alerta para risco de inundações no Planalto Norte e Vale do Itajaí

Aviso para ventos fortes e mar agitado com risco de ressaca e inundações localizadas no litoral

Fonte: Epagri-Ciram

Alerta para risco de inundações no Planalto Norte

Apesar de ter cessado as chuvas o Rio Negro em Mafra e o Rio Canoinhas em Três Barras, estão em cota de emergência e continua subindo.

Alerta de inundações no Vale do Itajaí

Conforme a última medição (08hs) os níveis dos rios no Alto Vale estão baixando lentamente. Em Rio do Oeste (9,21m), Rio do Sul (8,85m) e Taió (8,71m), os níveis destes rios permanecem em cota de emergência, porém, baixando lentamente.

Nesta quarta-feira (25/09), o vento continua mais intenso pela manhã com rajadas de 60 a 80 km/h no Litoral de SC, devido a diferença de pressão entre a massa de ar polar que chegou ao Estado e um ciclone extratropical próximo a costa. Entre a tarde e noite, a intensidade do vento diminui gradativamente.

Na quarta e quinta-feira (25 e 26/09), o mar fica muito agitado a grosso, com ondas altas de 2.0 a 3.0 m próximo a costa e picos de 4.0 a 5.0 m em áreas mais afastadas, com condições de ressaca em todo o litoral catarinense até a manhã de quinta-feira (26/09). Risco à navegação e atividades de pesca.

O mar agitado e os ventos fortes do quadrante sul provocam o empilhamento das águas costeiras no litoral (maré meteorológica) que, associados à maré astronômica, podem causar inundações localizadas nas áreas mais vulneráveis.

Atenção para o município de Itajaí que ainda tem a influência da vazão das cheias na Bacia do Rio Itajaí e a maré astronômica e meteorológica podem provocar inundações pontuais.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado e ressaca: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Ventos fortes: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta