Badesc Emergencial recebe mais de 490 inscrições de empresas atingidas pelas chuvas

A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina recebeu mais de 490 solicitações à linha de crédito Badesc Emergencial, que atenderá as empresas atingidas pelas chuvas de todos os segmentos e portes, com valor inicial de empréstimo de R$ 30 mil e prazo para pagamento de 30 meses.

Fonte: Secom (www.sc.gov.br)

Segundo o presidente do Badesc, Nelson Santiago, até a última semana foram feitas mais de 65 inscrições somente pelo site da Agência. “Primeiro nós prestamos um trabalho de informação junto a essas empresas, agora elas irão apresentar as documentações para abertura dos processos. Nossa média diária de abertura é de 15 a 20 para o plano emergencial, por semana”, afirma Santiago. A previsão da Agência de Fomentos é começar a assinatura dos contratos nesta semana.

No mês de setembro, o Badesc atendeu – em caráter especial – as empresas que sofreram danos devido às enchentes. Por meio dos técnicos da Agência, foram realizadas outras 429 inscrições, sendo 32 na região de Itajaí; 39 em Brusque; 32 em Ituporanga; 80 em Taió; 95 em Rio do Sul; 35 em Ibirama; 48 em Timbó; e 68 em Blumenau.

O Badesc também realiza um mutirão de análise para atender à demanda de empresas que solicitaram a linha emergencial. A ação iniciou no dia 22 de setembro e não tem prazo para terminar. O Badesc Emergencial utiliza recursos próprios da agência com trâmite acelerado e prioritário em relação às outras linhas de financiamentos. “As exigências na comprovação de documentos e tramitação dos mesmos são facilitados, o que nos dá a projeção de assinatura dos primeiros contratos para o final da próxima semana”, declara Santiago.

O presidente destaca ainda, que o Badesc está descentralizando as ações para agilizar a liberação. Segundo Santiago, as análises são feitas nas próprias gerências regionais do banco, mesmo naquelas onde não houver ocorrência de enchentes.

Badesc Emergencial:
A linha emergencial atenderá as empresas de todos os segmentos e portes, com valor inicial de empréstimo de R$ 30 mil, além de juros reduzidos em relação às demais linhas, com 15% ao ano para investimentos e 16% para giro. Além de estarem em municípios em situação de emergência, ou em estado de calamidade pública, as empresas que podem ter acesso ao Badesc Emergencial devem ter sido diretamente atingidas pelas águas, deslizamentos ou sofrido algum dano referente às enchentes.

O plano proporciona prazo para pagamento de 30 meses para linha de giro e 48 para investimentos, com carência de até 12 meses em ambos os casos.