Balanço chuvas de Fevereiro

FOTO SITE

Foto: Divulgação SDC.

Praticamente todas as regiões de Santa Catarina foram atingidas por temporais isolados, durante o período que compreende os dias 1º e 27 de fevereiro de 2015. Foram registrados eventos como chuvas torrenciais, ventos fortes, granizo e descargas elétricas isoladas.

Os motivadores da formação do cenário foram, a formação de áreas de instabilidade, associadas a um sistema de baixa pressão no Sul do País, ao calor e alta umidade do ar. Diante disso formaram-se situações que contribuíram para alagamentos pontuais, enxurradas e danos em edificações pelas fortes rajadas de vento. Todos os cenários são considerados comuns para o período de Verão.

Afetados:

Em decorrência dos eventos climáticos, 36 municípios de Santa Catarina informaram a Defesa Civil do Estado, algum tipo de ocorrência. Desses, cinco decretaram Situação de Emergência.  Até o momento, apenas dois foram homologados, pela Defesa Civil.

Municípios atingidos:

Petrolândia, Agronômica, Laurentino, Jacinto Machado, Canelinha, Brusque, Meleiro, Papanduva, Bal. Camboriú, Camboriú, Chapecó, Araranguá, Calmom, Curitibanos, São José do Cedro, Florianópolis, São José, Gov. Celso Ramos, Piçarras, Barra Velha, Jaraguá do Sul, Tubarão, Brusque, Chapecó, São João Batista, Criciúma, São Francisco do Sul, Xavantina, Guaramirim, Schroeder, Timbé do Sul, Araranguá, Forquilinha, Água Doce,Joinville e Garuva. Alguns afetados mais de uma vez.

Nas cidades relacionadas, o número de afetados chega a 14. 885, com 170 desalojados e 24 desabrigados.

Danos:

O volume de residências danificadas/destruídas alcançaram 1.154 e instalações públicas danificadas/destruídas, (incluindo escolas), somam 18. Infraestrutura pública danificadas/destruídas, (incluindo pontes), foi contabilizada 01.

De acordo com os levantamentos feitos até o momento pelos municípios, os prejuízos econômicos privados chegam a R$ 7.696.377,00 e prejuízos econômicos públicos R$ 746.633,84.

Auxílio Humanitário SDC:

A Defesa Civil de Santa Catarina atendeu na Grande Florianópolis, os municípios de São José e a Capital. No Alto Vale do Itajaí, Laurentino e no Sul do Estado, Jacinto Machado. Foram destinados a esses municípios, 13 rolos de lona, de 100 metros cada, 2.350 telhas e cumeeiras, 100 cestas básicas, 250 colchões de solteiro, 350 kits de acomodação de solteiro e 100 kits de limpeza.

Previsão para os próximos dias:

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA, 03/03/15:

Terça-feira (03/03): Chuva fraca no início e final do dia no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. À tarde, aumento de nuvens e pancadas de chuva isoladas no Oeste e Meio Oeste do Estado.

Sem alerta.

Sistema meteorológico: Sistema de alta pressão no Litoral, favorecendo a circulação marítima. À tarde se formam núcleos de instabilidade devido à convecção causada pelo calor.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quarta e quinta-feira com aumento de nuvens e pancadas de chuva no período da tarde e noite nas regiões do Oeste ao Planalto. Na sexta-feira, condição de tempo instável com chuva no decorrer de todo o dia em todas as regiões do Estado. Atenção: descarga elétrica associada à chuva. Altos volumes de precipitação na sexta-feira.

Fonte: Epagri/Ciram.