Barra do Camacho será desassoreada

Em breve a Barra do Camacho será desassoreada para garantir o escoamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e do Complexo Lagunar em caso de eventos extremos. As estratégias que serão utilizadas foram apresentadas durante reunião com a comunidade, na Localidade Garopaba do Sul, que contou com a presença do coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) de Tubarão, Anderson Martins Cardoso.

Participaram do encontro representantes da Prefeitura de Jaguaruna, que vai realizar a intervenção, e da sociedade civil organizada. Na oportunidade foram apresentadas as ações planejadas, em caráter de urgência, para manutenção da calha e o desassoreamento da barra do Camacho. Os encaminhamentos de documentação foram realizados pelo Município de Jaguaruna e o projeto segue as orientações do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Reunião para apresentação das ações que serão realizadas. Foto: Divulgação

“A coordenadoria regional da DCSC vem acompanhando a situação a bastante tempo e articulou a ação, em parceria com a Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL), com os órgãos ambientais estaduais e com as coordenadorias municipais de Laguna, Jaguaruna e Tubarão”, explicou o coordenador regional. Segundo ele é de fundamental importância manter a Barra do Camacho aberta para evitar o represamento e permitir o escoamento da bacia em caso de chuvas intensas. Da mesma forma, a abertura garante a qualidade da pesca de subsistência de diversas comunidades. “Este projeto além de possuir o foco na prevenção se preocupa com a qualidade de vida da população e com o meio ambiente”, finalizou Anderson.

Vista aérea da Barra do Camacho. Foto aérea: Anderson Martins DCSC.