Barra Velha adere a campanha mundial sobre cidades resilientes

1391874 581753351884253 1454272781 n

Barra Velha agora está entre os municípios que participam da Campanha ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando’. Na noite de ontem, 7 de outubro, a equipe da Defesa Civil se reuniu com a comunidade para divulgar a assinatura do convênio firmado com as instituições responsáveis. Também  foi realizada a abertura do primeiro núcleo comunitário de proteção civil.

O encontro aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, em Medeiros.“O objetivo com a criação do grupo é preparar pessoas para a percepção de risco e assim possamtrabalhar em parceria com a Defesa Civil. É uma maneira também de estarmos mais próximos da comunidade”, explica Elton Cunha, coordenador da Defesa Civil.

Na mesma ocasião foi feita a entrega simbólica do Certificado De Compromisso de Resiliência aos Desastres para o representante do Prefeito Matias, o Secretário Municipal de Assistência Social Idemar Trevisani. A entrega deste certificado da ONU é mais um passo na consolidação e profissionalização das políticas de Proteção e Defesa Civil em Barra velha.

Estavam no evento os vereadores Douglas Elias da Costa e Léia da Banca, assim como Reginaldo Corrêa, representando o Secretário de Obras Carlos Alberto da Silva,Anderson Francisco Ramos de Lima, da Ouvidoria Municipal, e Nelson Feder Júnior, Secretário de Saúde.

A campanha e as Nupec’s

É considerada uma cidade resiliente aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. O intuito é sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos através da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.

Para auxiliar nesse processo foram criados os Núcleos Comunitários de Proteção Civil, chamados. Nupec’s, Eles tem a finalidade de desenvolver um processo de orientação permanente junto à população, com foco em prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas de maior vulnerabilidade dos municípios.

A iniciativa da campanha lançada no Brasil é da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional de Defesa Civil (Sedec) e do Ministério da Integração Nacional.

Quem quiser saber mais sobre a campanha pode acessar o site: www.integracao.gov.br

Fonte:Portal de Barra Velha – Santa Catarina