Barragem de Botuverá é tema de reunião em Brusque

IMG 3616

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Na tarde desta segunda-feira, 07, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus esteve em Brusque. Hobus participou da reunião do conselho administrativo da Associação empresarial do município – Acibr, onde apresentou o andamento do processo de licenciamento ambiental para a construção da barragem de Botuverá.

A oportunidade foi para demonstrar a pressa do Estado em dar início a construção, mas que ainda depende de licenciamento ambiental por parte da Fundação do Meio Ambiente – Fatma. No entanto, o secretário salientou que o Instituto Chico Mendes – IcmBio, solicitou informações ao Ibama a legitimidade da Fatma em liberar a obra.

O Ibama já se posicionou sobre a permissão e agora, uma reunião vai tratar do assunto, na próxima quinta-feira. “Vamos nos reunir na próxima quinta-feira, em Florianópolis para garantir pelo menos a licença provisória e poder licitar essa obra, ainda em 2015,” disse.

Hobus destacou a importância do empreendimento, associado a outras obras previstas para minimizar os impactos das chuvas no Vale do Itajaí. Ele salientou que além de Botuverá, também, Brusque e Itajaí serão beneficiadas com a barragem concluída, para conter cheia, mas alertou. “Não podemos deixar de dizer que é uma obra muito segura, já que ela inicia em solo rochoso e é feita em concreto, por isso traz segurança aos que vivem a jusante da barragem,” ponderou.

O secretário reforçou ainda que a obra está prevista para uma chuva recorrente em 10 mil anos, o que demonstra a preocupação com grandes cheias. Diante da explanação que durou cerca de uma hora, empresários se comprometeram em unir forças pela agilidade na construção que trará mais alento aos moradores e empresas do Vale do Itajaí em período de chuvas intensas.

O prefeito de Botuverá, Nene Colombi que participou da reunião lembrou que o empreendimento prevê outras possibilidades de uso no futuro e que para o município será ainda uma nova força na economia local que fomentará do desenvolvimento da cidade. “Podemos prever também o turismo em crescimento, em Botuverá.” Pontuou.

Os recursos previstos para obra estão garantidos, via financiamento do Banco do Brasil. Assim que as licenças forem emitidas, o edital de licitação será lançado no mercado e os trabalhos poderão começar, quando for definida a empresa vencedora.

audiencia-publica-da-barragem-de-botuvera-e-agendada