Barragens de pequeno porte são apresentadas em Pouso Redondo e Agrolândia

IMG 1585

Nesta quinta-feira(29), equipes da Defesa Civil de Santa Catarina estiveram em Pouso Redondo, às 9h e Agrolândia, às 14h. Duas reuniões que marcam o início das discussões sobre os locais que poderão receber as barragens de pequeno porte.

De acordo com o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, este é o momento da população participar e propor novas opções de terrenos. “Queremos construir barragens que vão beneficiar a população local e com mais de uma finalidade, isso que é mais importante”, destacou Moratelli.

A proposta das barragens de pequeno porte tem por finalidade conter a água que desce pelos rios causa cheias repentinas, o acúmulo de águam armazenado em área que fará parte da construção poderá ser utilizado para o consumo animal.

Em Pouso Redondo, a reunião começou no gabinete da prefeita, Nair Goulart e continuou numa visita ao possível local de construção da estrutura.

Já, em Agrolândia, onde o Secretário Moratelli esteve presente, alguns empresários, que estiveram na sede da Associação Empresarial do município, aproveitaram para analisar o projeto e mapas que foram levados pelos engenheiros responsáveis pelos estudos.

Os técnicos que trabalham na fase de estudos de viabilidade ambiental, econômica e social da construção das barragens, definiram cinco pontos prováveis. No entanto, durante a conversação com os moradores e o prefeito de Agrolândia, José Constante, dois ficaram como certos. Porém precisam ser adequados a realidade de cada área. “Esse processo democrático é importante para que saibamos onde é o melhor local para se construir uma barragem. Sem falar que a população conhece a funcionalidade do projeto após concluído”, afirmou, Constante.

Os eixos 2 e 5 foram os definidos como melhores locais e de menor impacto econômico e social na cidade. O eixo 02 teria um custo estimado em R$ 59 milhões para a Defesa Civil. Seriam pelo menos 39 moradores afetados diretamente. Os estudos iniciais apontam 17 edificações na rota da barragem e teria capacidade de barramento de 4,29 milhões de metros cúbicos de água.

Enquanto isso, a outra barragem que poderá ser construída no eixo 05, teria capacidade de barramento de 3,7 milhões de metros cúbicos de água. Apenas duas edificações estão na área de abrangência do projeto. O número de moradores atingidos não seria superior a 03. O custo também já foi estimado, cerca de R$ 32 milhões.

Informações adicionais: Paulo Cesar Santos

Secretaria de Estado da Defesa Civil