Barragens do Alto Vale operam com tranquilidade

taio maq 004

As medições mais recentes registradas pela Defesa Civil de Santa Catarina mostram redução do volume das barragens do Alto Vale do Itajaí. Na leitura das 13h, a Barragem Sul, em Ituporanga trabalha com 22, 70 metros. Devido o volume foi possível definir a operação com duas comportas abertas e 03 fechadas. Enquanto isso, a Barragem Oeste, em Taió apresenta 19, 36 metros. A estrutura opera com as 07comportas abertas. Em José Boiteux, o nível apresenta 46, 26. Nessa estrutura uma comporta está aberta e outra fechada.

Todas operaram durante dos dias com condições de segurança, para quem estava à jusante, parte abaixo da estrutura e montante, acima do barramento. De acordo com o Diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano e Souza, os rios que cortam a região estão baixando e isso dá mais segurança a operação das estruturas no Alto Vale. “Barragem só é operacional, enquanto há capacidade de reservatório. Então, o objetivo é esvaziar o reservatório, com a operacionalização que é a abertura e fechamento das comportas”, enfatizou Souza.

Souza destacou ainda que em nenhum momento da situação de crise das cheias houve risco de verter as barragens. Isso só foi possível pela operação eficiente e monitoramento dos rios. “As duas mais preocupantes trabalharam até o limite. No entanto ainda tínhamos um metro de altura em cada uma, o que possibilitaria maior acúmulo”, conclui.

As barragens do Alto Vale do Itajaí, tem como funcionalidade proteger o próprio Alto Vale do Itajaí, onde estão instaladas, evitando alagamentos pontuais e possíveis inundações, mas também auxilia as Regiões do Médio e Baixo Vale, que dizem respeito a Blumenau e Itajaí, onde toda água que desce pelo Itajaí-Açu desaguam.