Batalhão Aéreo irá interagir nas ações de defesa civil

sositeFlorianópolis (19/9/2008) – Visando o atendimento das ações de Defesa Civil e da Polícia Militar, a Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania, através do Departamento Estadual de Defesa Civil, vai investir R$ 750 mil em equipamentos para as aeronaves e tripulações do Batalhão de Aviação da Polícia Militar Catarinense. O investimento é resultado de um termo de cooperação técnica firmado pelas instituições, na tarde desta sexta-feira (19/9), em Florianópolis.

A parceria prevê a integração das ações de defesa civil ao trabalho do batalhão, para garantir um atendimento aéreo mais rápido e seguro nas ações de prevenção, preparação para emergência, resposta e reconstrução de danos provocados por desastres.

Serão adquiridos equipamentos como radares metereológicos; carros para transporte de combustível; cadeiras de resgate; materiais para proteção individual; rádios; entre outros, que auxiliarão no atendimento à população. Capacitações entre as instituições, visando o aprimoramento na atuação frente aos desastres, também devem ser realizadas.

“Estamos dando e garantindo mais segurança nas ações da Polícia Militar e da Defesa Civil”, ressaltou, durante a assinatura do termo, o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso.

Com equipamentos, como os carros para transporte de combustível, o atendimento aéreo em situações de emergência ficará mais ágil, graças à mobilidade no abastecimento das aeronaves. “Poderemos abastecer as aeronaves, não só nos aeroportos, mas também em outras regiões, através dos veículos que poderão ser descolados”, destacou o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

“ Estamos implantando o que está escrito na constituição, pois segurança é um dever do Estado e uma responsabilidade de todos nós. Não temos nenhuma missão a não ser a de ajudar à população catarinense. O Batalhão Aéreo da Polícia Militar vai ficar melhor equipado e preparado”, disse o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Eliésio Rodrigues.

A Polícia Militar de Santa Catarina está presente nos 293 municípios, com efetivo para o atendimento de emergências nas 24 horas do dia. A primeira resposta às emergências ligadas aos desastres é realizada pela PMSC e pelo Corpo de Bombeiros.

Também assinaram o termo de cooperação o Sub Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Luiz da Silva Maciel; e o comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, tenente coronel Milton Kern Pinto.