Boletim Celesc: situação do sistema elétrico na tarde desta sexta-feira

A situação do sistema elétrico da Celesc, até às 16h desta sexta-feira (9), manteve os parâmetros registrados na manhã, com cerca de 3,5% das unidades consumidoras (de um total de 2,3 milhões) sem energia elétrica. Desde esta quinta-feira (8) à tarde, a Celesc está em plano de contingência em todo o Estado.

Os municípios da agência de Rio do Sul são os mais prejudicados, pois a dificuldade de acesso impede que as equipes cheguem aos locais para recompor o sistema. A região também enfrenta problemas com o sistema de telefonia. Na manhã deste sábado (10), o diretor técnico da Celesc Distribuição, Cleverson Siewert, deverá sobrevoar a região e levar telefones que operam via satélite para permitir a comunicação da administração central com os empregados, que tiveram que abandonar o prédio da agência, atingido pelo alagamento. Sete municípios da área de atuação da Agência Rio do Sul estão sem energia (23% do total de consumidores da região).

Nos municípios da Regional Celesc Blumenau, cerca de 50 mil unidades consumidoras ainda permanecem sem energia; na cidade de Blumenau são cerca de 28 mil (22% dos consumidores do município). Dos desligamentos na regional, 90% são propositais, para garantir a segurança em áreas alagadas. O gerente regional Claudio Varella monitora junto à Prefeitura e à Defesa Civil do Município o nível das águas. “A previsão é começarmos a religar as unidades a partir das 18h; solicitamos mais seis viaturas da central para nos ajudar a agilizar o processo”, diz.

Em Botuverá, por conta dos deslizamentos, as equipes só começaram a chegar a partir do meio-dia para substituir os cerca de 15 postes derrubados.

Em Brusque, município que pertence à Regional, o problema foi na subestação local. Um empregado da Celesc conseguiu entrar com uma lancha na subestação e solucionou parte do problema, mas cerca de dez mil unidades consumidoras ainda estão sem energia. Também há registros nos municípios de Taió, Indaial e Gaspar.

Na Regional Grande Florianópolis, a queda de barreiras continua dificultando o acesso dos profissionais. No início da tarde, 20 mil unidades chegaram a ficar sem energia; durante a tarde, o número diminuiu para cinco mil – a grande maioria no município de Nova Trento.

Duas usinas da Celesc Geração estão desligadas por conta das enchentes nos rios onde estão instaladas: Usina Salto (Itajai-Açu), em Blumenau, e Rio do Peixe (Rio do Peixe), em Videira. As demais usinas, mesmo as localizadas nas regiões mais críticas, como as usinas Cedros e Palmeiras, na região do Vale do Itajaí, e Angelina, na Grande Florianópolis, operam normalmente.
A Celesc solicita aos consumidores que tomem muito cuidado com a rede elétrica, principalmente os que residem em áreas afetadas pela chuva. A recomendação é que os consumidores, ao perceberem que a água poderá invadir a residência, desliguem os medidores e disjuntores. Em caso de emergência, os consumidores devem ligar para 0800 48 0196.

Informações adicionais:
Aline Cabral