Boletim das 16 horas informa que mais de 760 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas em SC

Florianópolis (9/9/2011) – A Secretaria de Estado da Defesa Civil divulgou, às 16h desta sexta feira (9), mais um boletim das chuvas em Santa Catarina. O número de pessoas atingidas chegou a 761.432 em 71 municípios. As cidades de Brusque e Rio do Sul decretaram estado de calamidade pública devido às enchentes, enquanto outras 19 prefeituras decretaram Situação de Emergência. Ao todo, 38.922 mil pessoas se deslocaram para casas de conhecidos e 13.561 estão desabrigadas.

A chuva das últimas 92 horas castiga Santa Catarina e os acumulados já passam de 200mm em alguns municípios (valores esperado para o mês inteiro). A principal região atingida é o Vale do Itajaí. Blumenau está com 15 mil pessoas impossibilitadas de voltar para suas residências enquanto Rio do Sul está com 10 mil. Em Itajaí são oito mil cidadãos desabrigados.

Alguns municípios da Grande Florianópolis e do Norte do Estado também registram problemas. Na capital, 426 pessoas estão desalojadas devido aos alagamentos em alguns bairros.

Confira a situação em outros municípios do Estado

– Gaspar: 2.536 desalojados, 559 desabrigados e 58.869 afetados.
– Blumenau: 15.000 desalojados e 280.000 afetados pelas enchentes.
– Caçador: segundo informações da Secretaria Regional, 40 famílias deixaram suas casas. A Defesa Civil pede a doação de alimentos, água, leite, roupas de cama e roupas para crianças. Os donativos devem ser entregues no ginásio do bairro Berger.
– José Boiteux: ocorreram vários deslizamentos, que bloquearam os acessos às comunidades. Com a queda de pontes, famílias ficaram isoladas. No município, 1.500 pessoas afetadas.
– Canelinha: ficaram desalojadas 21 pessoas e 100 afetadas no total. Os serviços de água e transporte ficaram prejudicados.
– Santo Amaro da Imperatriz: a ponte provisória que leva ao Centro do município ficou interditada. Na Rua Frei Dalvino Munareto, um escorregamento comprometeu oito famílias. São 2.000 pessoas afetadas.
– Agronômica: ficaram desalojadas 830 pessoas, 140 desabrigadas e mais de 4.300 afetadas. As aulas foram suspensas.
– Brusque: as fortes chuvas deixaram 105.495 mil pessoas afetadas. As águas do rio inundaram ruas e moradias ribeirinhas. Há pontos interditadas.
– Lebon Régis: alagamentos, estradas interrompidas, pontes destruídas e erosão em lavouras. Foram afetadas 6.400 pessoas.
– Navegantes: a enxurrada atingiu 20 mil pessoas, 200 desalojados e 5 mil residências danificadas.
– Joinville: alagamentos nos bairros Morro do Meio, Nova Brasília e Ulysses Guimarães; e deslizamentos nos bairros: Aventureiro, Bom Retiro, Iririú, Fátima, Itaúm, Jarivatuba, Petrópolis e Boehmerwald. Afetadas 2.300 pessoas e 84 desalojadas.
– Rio dos Cedros: mais de 10 mil pessoas afetadas, 101 desalojadas e 59 desabrigadas. A enxurrada danificou 153 residências.
-Itajaí:
– Florianópolis: chuvas concentradas nas últimas 48h deixaram 1,8 mil pessoas afetadas e 426 desalojadas.
– Timbó: enchentes e deslizamentos de terra, que deixaram 245 afetadas.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa