Boletim Hidrometeorológico Integrado 00014/20

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SES) divulgaram, nesta sexta-feira (04), uma nova edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado. O documento tem o objetivo de apresentar as condições hidrológicas dos rios do Estado de Santa Catarina e avalia os impactos de abastecimento urbano.

No mês de novembro a precipitação foi relativamente maior na maior parte do Estado em comparação aos dois últimos meses. A situação foi provocada pela atuação de sistemas que resultaram em acumulados acima dos 100 mm no território catarinense, apenas poucas estações meteorológicas registraram valores abaixo dos 70 mm. Os acumulados mais altos foram observados em curtos períodos de tempo. No dia 29, por exemplo, foram observados 115 milímetros em Caibi e 80 mm em Chapecó. Já no litoral foram registrados os maiores volumes de chuva do mês, com valores ultrapassando os 200 mm.

Assim como no Boletim anterior, o intenso agravamento da situação de estiagem foi consolidado. Esse fator representa, tanto o comprometimento do abastecimento urbano em diversos municípios, como a intensidade da seca hidrológica sobre o Estado. Conforme previsão trimestral apresentada as perspectivas de precipitação possuem leve melhoria e respectiva atenuação da ausência de armazenamento de água no solo.

Vale ressaltar que é possível visualizar a permanência da estiagem prolongada em função do déficit hídrico. Atualmente 29% dos municípios apresentam abastecimento comprometido e se encontram em estado de atenção, 11% em alerta e 8% em estado crítico. Estes dados reforçam o uso racional e consciente da água por parte da população.

Recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina

• Evite banhos demorados.

• Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes.

• Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue no lixo.

• Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.

• Utilize a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal de casa.

• Não lave o carro durante a estiagem. Caso faça utilize balde e pano em vez de mangueira.

• Use regador para molhar as plantas evitando usar mangueira.

• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total.

• No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

• Mantenha a válvula de descarga regulada e conserte imediatamente vazamentos.

Confira o Boletim na íntegra: