Boletim Hidrometeorológico Integrado 03/2021

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), divulgou mais uma edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado. O objetivo da iniciativa é compartilhar informações sobre as condições hidrológicas dos rios catarinenses e o impacto no abastecimento.

Os maiores volumes de precipitação, no mês de fevereiro, foram observados no Litoral e áreas próximas, com acumulados de 150 milímetros. Podemos destacar o Litoral Norte com registros acima dos 400 mm neste período. Já no Litoral Sul, Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí a chuva foi mal distribuída com volumes abaixo dos 100 milímetros.

Nos meses de dezembro e janeiro a situação de estiagem meteorológica não foi configurada em Santa Catarina, com registros acima de 60% da média climatológica em todo o Estado. No último mês a chuva voltou a ser mais escassa com registro de estiagem do Oeste aos Planaltos e Litoral Sul.

A previsão climática para o próximo trimestre indica um período mais seco em relação aos últimos meses com chuva dentro a abaixo da média. Os dados apontam que no mês de março a chuva ainda deve ser mais frequente e bem distribuída. Por outro lado, em abril e maio a chuva será mais escassa e com mais períodos sem registro de precipitação.
Atualmente 18% estão em estado de atenção e 7% em Alerta em função da estiagem.

Confira o Boletim Hidrometeorológico Integrado na íntegra no link abaixo:

ícone

Boletim Hidrometeorológico Integrado 003/2021. 2.17 MB 347 downloads

Confira o Boletim Hidrometeorológico Integrado 003/2021. ...