Calor intenso oferece risco a saúde

IMG 6922

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

A Defesa Civil de Santa Catarina orienta os catarinenses sobre o risco de ficar exposto ao calor intenso.O período de altas temperaturas teve início. Atrai milhares de pessoas para as praias e parques. No entando, é necessário cuidados especiais para evitar problemas de saúde. 

Onda de Calor/Temperatura Ambiente Elevada: 

Faça: Use ar condicionado ou permaneça em locais com ambiente climatizado; Use ventiladores portáteis para ambientes (somente para temperaturas abaixo de 32 graus); Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde; Tome banho com temperatura amena; Minimize exposições diretas ao sol; Hidrate-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas; Vista roupas folgadas e de cores mais claras; Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

Não faça: Direcionar ventiladores portáteis para si quando a temperatura no ambiente estiverer acima de 32 graus; Deixar crianças e animais sozinhos em veículos durante qualquer período de tempo; Beber álcool para manter fresco; Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; Vestir roupas pesadas e escuras.

Exposição a Radiação Ultravioleta: Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares fator mínimo SPF 30+ a cada duas horas (mesmo em dias nublados e após nadar ou suar) durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados. Fonte: INCA/Ministério da Saúde.

Com a chegada das altas temperaturas, o risco de temporais. Por isso é importante acompanhar as atualizações de maneira constante. A Defesa Civil disponibiliza informações atualizadas no site e redes sociais.

Previsão:

AVISO: Nos próximos dias a temperatura permanece elevada em Santa Catarina, devido à atuação de uma intensa massa de ar quente e úmido vinda do norte do País. As temperaturas se elevam no decorrer das manhãs e tardes, com sensação de ar abafado. A radiação solar também contribui para a rápida elevação da temperatura, pois atinge níveis altos esta época do ano. Desta forma, atenção deve sempre ser dada para evitar períodos prolongados de exposição ao sol nos horários próximos ao meio dia (período no qual a radiação solar é máxima). Fonte: Epagri/Ciram.

ATENÇÃO: Segunda (12), entre a tarde e a noite, persiste o risco de pancadas de chuva isoladas por vezes localmente fortes, descargas elétricas (raios), rajadas de vento possibilidade de granizo de forma isolada em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Em decorrência desses cenários que possam se instalar em diversas Regiões, é importante tomar cuidados também. 

Orientações em caso de tempestade:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.