Canal Extravasor de Taió tem comporta aberta de forma integral e demonstra eficiência

BARRAGEM TAIO

Foto: Divulgação SDC/SC (Barragem Taió)

Nesta terça-feira, 20, o secretário adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e o diretor de prevenção, Fabiano de Souza estiveram  na barragem oeste, em Taió. A visita técnica foi para verificar a possibilidade e condição de operação do canal extravasor.

Após uma reunião com gestores municipais de Taió puderam acompanhar a operação do barramento e do canal extravasor. Segundo Moratelli, a comporta que escoa a água pelo canal extravasor foi aberta de forma integral e demonstrou mais uma vez eficiência. “Foi um sucesso mais essa etapa de trabalho executado e acompanhado por uma equipe de engenheiros,” destacou.

Para Fabiano de Souza, durante a oportunidade foram repassadas informações sobre possíveis influências ao município de Taió com a abertura da comporta do canal extravasor. “A visita foi fundamental para termos dimensão do funcionamento, o que pudemos no local conferir a eficiência,” destacou.

Para se ter uma idéia com as sete comportas abertas, a medição das 15h apontava 18.27 metros na parte de cima (à montante), da barragem. Isso representa 76% da capacidade total de armazenamento. A vazão com as sete comportas abertas é de 151.52 metros cúbicos por segundo. Com o reforço do canal extravasor aberto em sua totalidade – seis metros, o volume aumenta para 207.24 metros cúbicos por segundo.

Conforme Souza, comente com as sete comportas abertas e mais o canal extravasor poderá ser alcançado o objetivo que é chegar a no mínimo 30% de área livre no armazenamento devido as chuvas previstas para os próximos dias. “Vamos manter todas as saídas abertas até o limite, como forma de escoar o maior volume possível, sem causar danos aos municípios à jusante ( depois da barragem),” garantiu Souza.

O Diretor reforçou ainda o bom funcionamento de toda a estrutura e lembrou que o nível do barramento baixa cerca de 10 centímetros por hora com a abertura do Canaã extravasor. Se fossem somente as comportas antigas, seria uma média variante entre 2 e 3 centímetros, que tornaria mais lento o processo.

Em ituporanga, todas as cinco comportas também estão abertas. A leitura das 15h demonstra o volume de 66% da capacidade total do barramento. O percentual corresponde a 26,25 metros. O escoamento pelas comportas é de 185.07 metros cúbicos por segundo.

O trabalho é monitorado pelo secretario de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus que nessa segunda-feira, 19 sobrevoou a barragem oeste com o governador, Raimundo Colombo.

Moratelli e Souza mantiveram a equipe de monitoramento acompanhando o comportamento da bacia do Itajaí para qualquer manobra que seja necessária.