Canal Extravasor deve ficar pronto em 15 dias,

canal extravasor

Está na reta final a obra do canal extravasor, em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. O investimento é de R$ 417.037,97. Os recursos são da Defesa civil de Santa Catarina e foram descentralizados para a 14ª SDR, de Ibirama, que desenvolveu o projeto e licitou os trabalhos.

Entre os objetivos da construção estão prevenir cheias e diminuir a cota do nível de inundação na área urbana do município. O benefício imediato poderá ser percebido nos Rios Krauel e Índios, que terão o volume de água durante as chuvas minimizados.

A obra que iniciou no final do mês de dezembro de 2013 deve ficar pronta em 15 dias. “Já era para estar construído, mas choveu muito nesse período de tempo, mesmo assim o ritmo está bastante acelerado”, afirma o prefeito Nilson Stainsack.

De acordo com o Prefeito Nilson Stainsack, há 12 anos Presidente Getúlio tem sido castigado com enchentes que inundam grande parte da área central da cidade principalmente na confluência dos Rios Krauel e Índios, e esta ação deverá diminuir de 20 a 30% o volume de água naquela região.  Isso quer dizer que o volume pode baixar até 80 centímetros em período de enchente.

Além da abertura do canal extravasor, a obra contempla a remoção do solo, construção de diques de contenção, colocação de mantas de revestimento, contenção de taludes com vegetação e a implantação de mata ciliar numa extensão de aproximadamente 294 metros de comprimento por 25 de largura.

Conforme o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, o canal extravasor é uma obra importante para a região que vai ter mais vazão d’água em período de chuva forte. “A construção do canal extravasor é relevante para Presidente Getúlio e para a Defesa Civil, no que diz respeito a prevenção”, disse Moratelli.

Texto: Paulo Cesar Santos – colaboração Bianca Lima/Pref. Presidente Getúlio.

Foto: Bianca Lima/Pref. Presidente Getúlio.