Canal extravasor vai reduzir risco de enchente, na região central de Presidente Getúlio (2)

IMG 1539A inauguração do canal extravasor contou com a participação de diversas autoridades, empresários e moradores de Presidente Getúlio. Nem o sol forte espantou a comunidade que ansiava pela obra há pelo menos 12 anos. A construção durou oito meses e surpreendeu até mesmo o prefeito, Nilson Stainsack, que reconheceu a ação como um grande investimento em prevenção. “A construção começou em setembro e hoje, maio já estamos inaugurando. Isso é incrível”, destacou Stainsack.

A obra que custou cerca de R$ 400 mil para Santa Catarina foi inaugurada. oram Os recursos foram descentralizados pela Defesa Civil do Estado para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama executar o projeto, licitar realizar a ação.

O canal extravasor deve reduzir em até 80 centímetros o volume de água que acumulava na região central de Presidente Getúlio. A estimativa significa uma diminuição  de até 30% do volume de água. Segundo o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a retenção da água é uma ação de prevenção para os moradores. “A Água do rio terá mais fluidez, com pouquíssimas chances de chegar a área central do município. Isso dará tempo de vazão e reduz o risco de cheias”, lembrou Moratelli.

O canal extravasor, construído entre os Rios Krauel e Índios possui mais de 290 metros de extensão e 25 metros de largura. Foram realizadas ações de remoção do solo, construção de diques de contenção, colocação de mantas de revestimento, contenção de taludes com vegetação e a implantação de mata ciliar.

Informações adicionais: Paulo Cesar Santos

Secretaria de Estado da Defesa Civil