Capacitação dos coordenadores regionais trata de ferramenta de cadastro de voluntários

p1020316

Na tarde desta quarta-feira (20), o quinto módulo de capacitação dos coordenadores regionais de Defesa Civil tratou da ferramenta online do projeto Força Voluntária, que permite a mobilização, cadastro e ensino de voluntários para atuação em desastres.

O encontro foi programado na sede do Instituto Voluntários em Ação de Santa Catarina, organização não governamental responsável por motivar o engajamento comunitário e empresarial em ações de voluntariado no Estado. A Secretaria de Estado da Defesa Civil, desde o início, atua como parceira técnica do sistema online.

O projeto Força Voluntária surgiu após as chuvas de novembro de 2008, com o intuito de incentivar um número expressivo de pessoas na reconstrução dos municípios afetados e nas ações de defesa civil. Mais de 1800 pessoas foram recrutadas pela internet, para ajudar nas funções de separar donativos, divulgar campanhas e doar sangue. De início, participaram os municípios mais atingidos pela enchente, como Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau e região da Grande Florianópolis.

De acordo com a diretora executiva do Instituto, Ana Maria Pereira, o objetivo agora é sensibilizar mais municípios, através dos coordenadores regionais, a operarem a ferramenta na criação de uma força voluntária em cada região do Estado. “A população tem interesse em ajudar, mas para isso é preciso prepará-la. O objetivo não é só recrutar em caso de desastre, mas também nas ações preventivas e comunitárias”.

O sistema permite criar oportunidades de voluntariado aos cidadãos cadastrados, que são enviadas diretamente por e-mail, e moderadas pela defesa civil municipal. Para isso, o município deverá ser inscrito como Força Voluntária, através do site www.forcavoluntaria.org.br, para estar habilitado a receber cadastro de pessoas.

A gerente de capacitação, pesquisa e projetos, Regina Panceri, acredita que o instrumento será essencial para agilizar a efetividade de resposta aos desastres. “É importante o comprometimento das Defesas Civis municipais em participar, junto aos regionais, para possibilitar um contato rápido com pessoas empenhadas em ajudar. Quando se tem uma ferramenta online à disposição, é mais fácil a comunicação quando há uma emergência ou um programa de auxílio”.

A capacitação ainda recebe, nesta quinta-feira (21), a coordenadora municipal de Defesa Civil de Criciúma, Ângela Cristina Pereira de Mello, para contar sobre a sua experiência de trabalho na cidade. O quinto módulo iniciou na quarta-feira (20) e ocorre até dia 21, quinta-feira, pela tarde.