Capacitação para o uso de Drones

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) vem apostando em tecnologia no monitoramento climático, gerenciamento de crises, fiscalização, projetos e emissão de alertas. Dentro deste contexto, no mês de maio, mais três técnicos da SDC foram capacitados para a utilização de drones. O foco do curso foi para aplicações no mapeamento. A formação foi dividida em dois momentos. A primeira fase foi realizada em parceria com o Instituto de Tecnologia Aeronáutica Remotamente Controlada (ITARC). O segundo momento foi realizado com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina e com o Departamento de Geografia – Faed (UDESC).

IMG 6958

Para a formação em pilotagem foi realizado o curso teórico com 64 horas aula. Com a finalização do curso teórico, pré-requisito, iniciaram as aulas práticas, em Teresópolis no Rio de Janeiro, com a duração de dois dias. O ITARC é referência na formação de agentes públicos para a operação de drones. O principal objetivo do Instituto é a formação profissional, pesquisa e implementação prática da tecnologia de aeronaves remotamente controladas em benefício da sociedade, apoiando órgãos, corporações e instituições públicas.

IMG 6971

A aplicação em mapeamento, foi ministrado pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo), ligado ao Departamento de Geografia da UDESC. Nesta fase foram apresentados os princípios práticos e metodologias de mapeamento que auxiliarão na elaboração de produtos cartográficos de alta qualidade para as atividades da Defesa Civil.

“As imagens aéreas, que captamos com os drones, podem ser utilizadas em todo o ciclo da Defesa Civil”, comentou o geógrafo, José Luiz de Abreu.  Ele explicou que o levantamento aéreo auxilia na elaboração de planos de contingência, no mapeamento de riscos, atendimento de ocorrências com produtos perigosos, ações emergenciais em resposta a desastres e no levantamento de danos.

Atualmente a Defesa Civil de Santa Catarina conta com cinco pilotos de aeronaves remotamente controladas. Todos foram formados pelo ITARC e também prestam apoio para os diversos órgãos que compõem o sistema estadual de proteção e defesa civil.