Casa modular é entregue a família de cadeirante na Grande Florianópolis.

20160121122255

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

O idoso Adolfo Truppel, a mulher e os dois filhos, um cadeirante, foram obrigados a deixar a casa onde moravam em 2011, depois de um deslizamento que condenou a moradia. A Defesa Civil de Santo Amaro da Imperatriz interditou o local por conta do risco.

De lá para cá, um esforço foi feito para que o homem pudesse retornar a casa própria. Através de um pedido da prefeitura, através da Assistência Social, a Defesa Civil de Santa Catarina destinou uma casa modular para atender a família Truppel.  “Eu nunca desisti, sabia que um dia seria beneficiado,” salientou Truppel.

As chaves da casa foram entregues nessa quinta-feira, 21, pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e o prefeito Sandro Vidal. Emocionado o pai de família comemorou. Para o prefeito, o projeto que atende famílias que vivem em área de risco, tem possibilitado amenizar um problema comum no Estado. “Considero um dos maiores do governo do Estado para as famílias que vivem em áreas de risco e não tem preço ver a alegria da família,” destacou.

O Secretário Milton Hobus também enalteceu que centenas de famílias já foram contempladas e que até 2018, a projeção é chegar a marca de 1 mil unidades habitacionais para quem se encontra nessas situações de risco. Destacou ainda que é importante a contrapartida do município sempre. “É um projeto para atender quem não tem autossuficiência econômica e que vivia em área de risco e não é um projeto social, destinado para quem chove com as fortes chuvas,” enalteceu Hobus.

O Secretário destacou ainda a característica do material usado. Por ter reforço em aço galvalume, é resistente a chamas, granizo e vendavais, sem falar no sistema anti-térmico. “Aqui fora está um calor e lá dentro está fresquinho, graças ao sistema isotérmico.” Pontuou.

Esta é a sexta casa modular montada em Santo Amaro da Imperatriz. Cada unidade possui cerca de 41 metros quadrados de área construída com dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço coberta.

O investimento do Estado foi na sexta unidade cerca de R$ 41mil, através do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec, que anualmente investe em ações de prevenção e resposta aos cidadãos catarinenses.

Na próxima terça-feira, 26, outras cinco casas serão entregues em Sombrio, no Sul do Estado e nos próximos dias, em Ituporanga, 25 unidades que estão em fase de acabamento.