Casan concentra ações em Rio do Sul para normalizar abastecimento de água

Após visitar a cidade de Rio do Sul, a mais afetada pelas enchentes, o presidente da Casan, Dalírio Beber, determinou, nesta terça-feira (13), um esforço concentrado das equipes da companhia para recuperação da rede de abastecimento de água tratada. A previsão é a de que até o próximo final de semana o atendimento já esteja normalizado. Até o momento, cerca de 60% da cidade esta sendo atendida com abastecimento de água e alguns bairros recebem atendimento com caminhões pipa.

Fonte: Casan

Dalirio Beber, que também esteve reunido com o prefeito Milton Hobus e técnicos locais da Casan para avaliar os estragos, determinou a aquisição imediata de uma nova bomba submersa para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Duas das três bombas de recalque foram danificadas e só uma esta funcionando. O presidente da Casan também autorizou, atendendo recomendação da Defesa Civil, a demolição de um reservatório de água de concreto, de 50 m³, no Bairro Jardim Alexander, que estava rachado por efeito das enxurradas, e oferecia risco a casas nas proximidades.

“A prioridade é recuperar a rede de abastecimento que atende a setores estratégicos da cidade”, enfatiza Dalírio Beber, acrescentando que o trabalho agrega o esforço concentrado de funcionários da matriz da Casan e da Superintendência do Norte/ Vale do Itajaí. Também há problemas de abastecimento de água em outras cidades do Alto Vale como Aurora, Laurentino, Rio do Oeste, Ibirama, Rio do Campo, Trombudo Central, Taió, Salete e Lontras. Onde há possibilidade de acesso, o atendimento esta sendo feito com caminhões pipa.

A Agência local da Casan, em Rio do Sul, foi atingida pelas águas e houve perda praticamente total de utensílios e equipamentos. O levantamento geral dos prejuízos causados pela enchente ainda esta em andamento.