Casas e kit de transposição são inaugurados em Saudades, no Oeste

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Foram inauguradas 11 casas modulares em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. As moradias foram cedidas pela Defesa Civil de Santa Catarina. As novas casas substituem as antigas moradias destruídas pelas fortes chuvas registrada em julho de 2015.

O investimento do Estado foi de quase  R$ 500 mil na aquisição dos kits casas. Os recursos vieram do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. Durante a inauguração, o secretário de Estado, Milton Hobus reforçou a nova metodologia do governo nas ações de resposta aos desastres naturais. “Somos os primeiros a chegar quando surge um evento e aqui não foi diferente graças aos nossos coordenadores regionais que estão em 20 Regiões de Santa Catarina,” disse.

A família Hoss é uma das beneficiadas. Lademir e  a esposa Clair agradeceram a resposta e auxílio para reconstrução da casa. O marido ainda lembrou da situação que percebeu que a natureza tinha dado um duro golpe. “Eu tinha desanimado quando perdi minha casa e hoje estou aqui recebendo as chaves, enfatizou.

A prefeitura foi fundamental na construção. Foi o município que auxiliou na infraestrutura e possibilitou o Estado responder ainda mais rápido. O prefeito Daniel Kothe destacou a eficiência da ação do Estado para devolver a dignidade aos atingidos pelas cheias. “Toda equipe da Defesa Civil não mediu esforços para atender nosso município e já podemos ver tudo voltando ao normal,” garantiu.

Além das casas um kit de transposição de obstáculos também foi inaugurado. A estrutura foi instalada na localidade Santa Catarina. A ponte de 15 metros de extensão e 6,25 metros de largura recebeu investimentos de pouco mais de R$ 112 mil. Os valores são do Fundo Estadual da Defesa Civil.

O estado contribuiu ainda, após o evento de julho do ano passado, através da Defesa Civil com mais de R$ 90 mil em óleo diesel para reabilitação, utilizados na malha viária do município. Também foram disponibilizados quase R$ 200 mil para obras de drenagem. Em Itens de Assistência Humanitária, a Defesa Civil destinou em torno de R$ 120 mil.

Já em Brasília foram assegurados via Defesa Civil do Estado o montante de R$ 401 mil para reconstrução pós-desastre. Todos os recursos garantidos para Saudades chegam a casa de R$ 1 milhão e 300 mil.