CE-P2R2 discute implantação de ações na resposta a emergências químicas

dsc00323

A primeira reunião da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2), coordenada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), discutiu na quinta-feira (15), às 14 horas, a implantação de ações e projetos pela Comissão neste ano. O objetivo é aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas, devido ao número de empresas que transportam produtos químicos no Estado.

Somente em Santa Catarina há 989 indústrias dos principais segmentos produtivos que utilizam este tipo de matéria-prima, segundo a última pesquisa do Conselho Regional de Química do Estado.

Na apresentação das ações foi destacada a parceria entre o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Universidade Federal de Santa Catarina, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para criar um banco de dados online com o cadastro atualizado de acidentes envolvendo produtos perigosos na BR-101 sul.

"O Sistema de Atendimento Emergencial vai possibilitar que órgãos como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, entre outros, registrem as ocorrências e tenham informações precisas sobre o local do acidente, além de gerar relatórios para análise posterior" informou o tenente coronel Emerson Emerim, diretor de prevenção da Defesa Civil Estadual. O projeto ainda está em fase de implementação e deve ser concluído até novembro deste ano.

A presidente da CE-P2R2, Cristiane Nascimento, também explicou, durante o encontro, sobre a necessidade de avançar na resposta rápida a acidentes com produtos químicos. “O Estado de Santa Catarina se caracteriza como um grande corredor para o transporte de materiais químicos. Por isso a Comissão se faz necessária, pois promove a integração entre as várias instâncias responsáveis pelo atendimento e ação de P2R2”.

A próxima reunião está planejada para abril e definirá cronograma, regimento interno da Comissão e os parceiros interessados no projeto. Estiveram presentes membros de sete instituições: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Conselho Regional de Química, Departamento de Infraestrutura (Deinfra), Polícia Militar, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) e Secretaria do Estado da Saúde.

P2R2 – A Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2) foi instituída, através do Decreto nº 553, de 27 de setembro de 2011, com o objetivo de implantar e promover ações de prevenção, preparação e resposta rápida a acidentes ambientais com produtos perigosos. O grupo é formado por representantes de instituições estaduais além de outros órgãos e entidades de interesse. A estruturação da Comissão no Estado é resultado de uma ação nacional, que se trata do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos, instituído pelo Decreto Federal nº 5.098, de 3 de junho de 2004. O P2R2 está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).