Celesc informa que situação do abastecimento no Estado está normalizada

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou, na manhã desta segunda-feira (24), que a situação do abastecimento de energia elétrica em Santa Catarina é considerada normal, com apenas algumas situações específicas em averiguação.

Fonte: Centrais Elétricas de SC SA

De acordo com o chefe do Departamento de Operação do Sistema Elétrico, Roberto Bez, no pico de ocorrências, registrado no fim de semana, 20 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, o que correspondeu a 0,87% do total de 2,3 milhões de unidades. “A chuva em si não é um fator de risco para o abastecimento, mas sim os ventos, que felizmente foram fracos. Os casos em que a energia demorou a ser religada foram aqueles em que as equipes tiveram dificuldades de acesso. Além disso, vários desligamentos automáticos ocorreram por segurança, em caso de queda de postes ou de vegetação na rede, por exemplo", explica.

As localidades que demandaram mais equipes foram Mirim Doce, Jaraguá do Sul, Joinville e Florianópolis, por conta do Norte da Ilha e de Santo Amaro da Imperatriz. O presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, acompanhou de perto o trabalho das equipes em Jaraguá e Joinville. Os alimentadores e subestações operam normalmente. Neste início de semana, a Celesc faz uma espécie de “operação pente fino”, segundo Bez, para sanar problemas isolados. Até o final da manhã, cerca de duas mil unidades registravam problemas de abastecimento em todo o Estado.
Em Mirim Doce, cerca de 200 unidades se encontram sem energia, e cerca de 100, em Corupá.

Na manhã desta segunda-feira, o maior caso de ocorrências foi em Santo Amaro da Imperatriz, com 370, devido a um cabo partido e da dificuldade de acesso das equipes para sanar o problema.

Informações adicionais: jornalista Aline Cabral Vaz, telefone (48) 3231-6225, email alinecv@celesc.com.br