Celesc: situação do sistema elétrico nesta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira (12), apenas 0,5% das unidades consumidoras atendidas pela Celesc no Estado se encontra sem energia. As ocorrências se concentram na Regional de Rio do Sul: cerca de 6% dos consumidores estão com o abastecimento interrompido, principalmente no município de Presidente Getúlio, onde 70% das unidades estão sem energia. Técnicos trabalham para religar a linha de transmissão Rio do Sul – rede básica Vidal Ramos, que atende a unidade da Votorantim.

O presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, está em Rio do Sul, onde toda a estrutura de trabalho da empresa foi atingida, muitos empregados tiveram suas casas inundadas e os que têm condições de trabalhar enfrentam os reflexos do cansaço e da falta de comunicação. “O cenário é triste, muita gente perdeu tudo. Mas a equipe da Celesc, liderada pelo gerente Manoel Arisoli Pereira, está se desdobrando para minimizar os efeitos e garantir que as pessoas possam contar com energia nesse momento difícil”, relata.

Segundo Gavazzoni, as principais dificuldades para normalizar o abastecimento são muitos postes caídos, transformadores queimados e cabos arrebentados. “O rio, que sexta-feira esteve com 13 m acima do nível, hoje está com 10,5 m, mas o normal é 7,5 m, por isso é preciso ter muito cuidado com a proximidade entre a lâmina d´água e a rede de baixa tensão”, explica. No sábado, técnicos da Celesc sobrevoaram a região e estudam formas de restabelecer a energia nas áreas onde houve movimentação de terra e, consequentemente, destruição da rede.

Em Itajaí a situação do sistema elétrico já foi normalizada. Nesta manhã cerca de 400 unidades ainda se encontravam desligadas por questão de segurança. Na Regional Celesc Blumenau praticamente 100% das unidades já foram religadas.

Troca de medidores – A Celesc estima que cerca de 20 mil medidores de energia precisarão ser substituídos nos municípios de Rio do Sul, Blumenau e Itajaí. A troca será efetuada nas unidades consumidoras mais atingidas pela água, e o levantamento está sendo realizado pelas agências regionais. Os gastos com novos equipamentos e mão de obra para substituição dos medidores são de responsabilidade da empresa. Os consumidores não precisam solicitar a troca; a Celesc fará uma varredura para decidir quais equipamentos serão trocados.

Segurança – A maior preocupação da empresa no momento é com a segurança dos consumidores que estão retornando às residências que foram alagadas. Abaixo, algumas providências* que devem ser observadas:

– Por precaução, sempre considerar que as instalações elétricas estão energizadas, mesmo quando a rede estiver desligada.

– Se a energia na residência estiver desligada, pode ser porque há risco nessa unidade. Entre em contato com a Celesc.

– Antes de ligar qualquer equipamento elétrico, desligue o disjuntor geral e verifique as condições das tomadas e interruptores. Pode haver água ou lama dentro das instalações e há risco de curto circuito. Em caso de dúvida chame um especialista para proceder a limpeza.

– Ao voltar para casa durante o dia, primeiro desligue o disjuntor geral de energia elétrica e em seguida todos os disjuntores de distribuição da instalação.

– Se voltar apenas à noite, não usar fósforos, velas, lamparinas a álcool ou similares; somente lanternas a pilhas. Se sentir cheiro de gás, feche a válvula central do botijão, abra as janelas e saia de casa imediatamente.

– Ao retornar a uma unidade que foi alagada, verifique se há algum cabo partido próximo à residência. Se houver, ligue para o telefone de emergências da Celesc (0800 48 0196) e aguarde.

– Outro alerta importante é a recuperação do sistema de aterramento, que muitas vezes é danificado com a correnteza d’água e deslizamento de terra.

*(Fonte: Engenheiro Gilberto dos Passos Aguiar, chefe do Depto de Gestão Técnica Comercial)

Informações adicionais:
Aline Cabral
Centrais Elétricas de SC SA
E-mail: alinecv@celesc.com.br
Telefone: (48) 3231-6225