CEMADEN apresenta projetos pluviométricos para Defesa Civil

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta – CEMADEN e a Secretaria de Estado da Defesa, realiza reunião de divulgação dos projetos do CEMADEN – “Pluviômetros Automáticos” e “Pluviômetros nas Comunidades”.

O evento está marcado para a próxima terça-feira (09), às 9h30min, na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, unidade Pedra Branca no município de Palhoça situada na Avenida Pedra Branca, no 25, Cidade Universitária Pedra Branca, Sala 323, Bloco B.

plu

Nesta reunião, que deverá contar também com a participação de técnicos da Epagri, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Coordenadores Municipais e Regionais de Defesa Civil, serão discutidas as questões técnicas quanto a participação nos projetos e as diretrizes para otimizar a rede de monitoramento.

O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais

O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil é parceira dos projetos e estará apoiando ambos na mobilização das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.

Em Santa Catarina, são 46 monitorados pelo CEMADEN e que tem prioridade de participação dos projetos.

Estes municípios foram selecionados com base na recorrência de desastres por deslizamentos e enxurradas. Entretanto, outros municípios catarinenses poderão se inscrever. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas em www.cemaden.gov.br.