Cenário das chuvas em SC

10464162 700749063331413 349384531705366906 n :Marcia Baretta

 

Os níveis dos rios da bacia do Rio do Peixe ainda preocupam. A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha o cenário e já começou a fazer o levantamento das cidades atingidas e volume de pessoas que tiveram que deixar as residências devido a pontos de alagamentos.  As cidades que se encontram em situação mais crítica são: Tangará, Herval do Oeste, Ouro, Capinzal e Joaçaba. Jaborá também se encontra em cenário preocupante. Nas últimas 4 horas ocorreram chuvas fortes na Bacia: Joaçaba – 29mm, Ouro – 27mm em Ouro  e Ibiam – 19mm.

O Rio Uruguai também oferece risco de inundação. Em Itapiranga o nível do rio está com cota de 11,20, inundando áreas rurais. Com a cota de 12 começa a afetar a área urbana do município. A taxa de subida na última às 14h foi de 20cm.

Com a previsão de mais chuva intensa a partir da noite de hoje, o Meio-Oeste deve ficar em estado de alerta, já que existe risco de deslizamento e inundações em algumas áreas do Oeste, Meio-Oeste (Vale do Rio do Peixe) e Planalto Sul. 

AVISO 16:20h: Nas próximas horas, pancadas de chuva de intensidade moderada a forte com descargas elétricas nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC.

A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha de perto os índices da Epagri/Ciram. Nesta quinta-feira,26, o tempo segue instável com chuva em todas as regiões. A Grande Florianópolis deve sentir. Entre sexta-feira e sábado a chuva forte e persistente atinge também o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Devido à formação de um ciclone extratropical próximo do Litoral de SC há previsão de ventos de 70 a 100km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral. Nos próximos dias, o acumulado de chuva mais uma vez vai superar facilmente o esperado para junho, podendo ocorrer pontuais de 200 a 300mm, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Esses indicativos são revizados continuamente e recomenda-se o acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertas. Veja em Leia mais, a tabela com acumulados de precipitação previstos para os próximos dias em todas as regiões de SC.

A partir de sexta-feira, 27, áreas de baixa pressão se intensificam entre o Litoral Sul de SC e norte do RS, dando origem a um ciclone extratropical. O vento de sul ganha força no Litoral com rajadas máximas de 80km/h a 100km/h, podendo superar estes valores no sábado e domingo, especialmente em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado a grosso, conforme escala, com ondas de sudeste e picos de 4 a 6 metros, mais altos no sábado e domingo ao sul de Itajaí e em áreas mais distantes da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período, com possível ressaca, no Litoral Catarinense, principalmente ao sul de Itajaí.

Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Mondaí (281,8mm), Chapecó (275,8mm), Joaçaba (201,8mm), São Miguel do Oeste (117mm), Passos Maia (103mm), Água Doce (102mm). O solo está encharcado e há previsão de chuva moderada à forte nos próximos dias para a região. O nível do Rio do Peixe em Joaçaba está em cota de emergência, acima de 8m, subindo porém de forma mais lenta do que a registrada nas últimas horas. As bacias monitoradas que estão em cota de alerta são: Rio das Antas em Mondaí e Rio Chapecó em Coronel Passos Maia.

Mondaí foi o município que teve maior registro de precipitação nas 24 horas que passaram. Foram 209,6 milímetros de chuva.