Centro Regional da Defesa Civil é instalado em Chapecó

WhatsApp Image 2017-07-27 at 17.11.39

Foto: Defesa Civil SC

O Centro integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Chapecó foi instalado nesta quinta-feira, 27. A estrutura fica na mesma área do radar meteorológico, no Bairro Desbravador, em Chapecó. Os nove módulos chegaram hoje pela manhã e, até o meio dia, oito já estavam montados. O último foi concluído por volta das 17h.

WhatsApp Image 2017-07-27 at 10.21.42

As regionais de Xanxerê, Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, São Miguel do Oeste e Maravilha também já receberam o Centro. Os próximos serão instalados em Lages, Curitibanos, Criciúma e regiões Sul, Norte, Planalto Norte e Alto Vale. Os equipamentos internos serão montados nos próximos dias. A previsão de inauguração de todos eles é novembro, junto com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastre de Florianópolis.

Cigerd Regional

Composto por nove módulos de ferro galvenizado e pintado, possuem cerca de 160 m2. Totalmente auto-suficientes, contam com gerador de energia capaz de manter o centro operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Conta também com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Cigerd Florianópolis

O Cigerd está em construção em Florianópolis na Avenida Governador Ivo Silveira. O Cigerd busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

WhatsApp Image 2017-07-27 at 10.04.49

Cigerd Florianópolis