Chuva causa deslizamentos e situação de emergência em Rio dos Cedros

O município de Rio dos Cedros, no Alto Vale, encaminhou decreto de situação de emergência ao Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), na tarde de sábado (18/10), devido ao registro de mais de 60 deslizamentos de terras, em vias públicas de 15 bairros. 

De acordo com a avaliação de danos encaminhada, os deslizamentos,  danificaram 150 quilômetros de estradas, um pontilhão e a cabeceira de uma ponte. Não há registro de danificação de residências.

Na Grande Florianópolis, a chuva, associada à umidade do solo, também provocou deslizamentos em diversos pontos. No Montserrat e na Praia do Forte, em Florianópolis, duas residências foram atingidas.

O Dedc, que está de plantão 24horas, está monitorando a situação em todo o estado e desde terça-feira registra problemas relacionados ao mau tempo.

De acordo com o diretor, major Márcio Luiz Alves, pelo menos outros cinco municípios já tinham contabilizado danos e prejuízos. “Também foram registrados problemas em Caçador, Blumenau, Rio do Sul, Jaraguá do Sul e em Monte Castelo”, disse.

Em Blumenau e em Rio Sul a chuva ainda causa alguns pontos de alagamentos, porém até às 19 horas de hoje (sábado 18), e segundo as Defesas Civis municipais, os níveis dos rios estão em situação controlada.

O saldo mais trágico do mau tempo foi registrado na cidade de Canoinhas, onde Gustavo Felipe Drachinski Carvalho, de 12 anos, morreu devido à queda da parede lateral da quadra de esportes Vencer Esporte,  no Centro da Cidade. A queda do muro foi ocasionada pela forte vento, que também arrancou parte do telhado. Outras quatro crianças sofreram ferimentos e foram encaminhadas ao hospital da região. Também na cidade, três residências sofrearam destelhamentos.