Chuva causa estragos no Estado e mantém Defesa Civil SC em alerta

Florianopolis deslizamento

Deslizamento em Florianópolis. Foto: Defesa Civil 

A chuva desse fim de semana deixou a população preocupada com o risco de deslizamentos e alagamentos. De sexta-feira, 26, até este domingo, 28, já houve registros de ocorrências em diversas regiões do Estado. A secretaria de Estado da Defesa Civil, através das coordenadorias Regionais da Defesa Civil, acompanha a situação nos municípios.

Confira os últimos registros:

Florianópolis : Deslizamento. Data/hora: 28/05

Descrição: Movimentação de massa (deslizamento) ocasionou a queda de um muro de contenção na via pública no bairro Pantanal. O acesso com veículos nas casas ficou interrompido. Ninguém se feriu.

Salete: Movimento de Massa (deslizamento). Data/hora: 28/05/2017 – 07h00min

Descrição: Devido ao acumulado de chuvas das últimas horas e a realização de uma obra de regularização as margens da rodovia SC 114 (Salete-Taió), Mas proximidades da igreja da comunidade de São Luiz, houve uma movimentação de massa que resultou na queda de barreira que obstrui parcialmente um trecho da pista. A defesa civil municipal avaliou a situação no local.  Não houve danos nem feridos.

Pouso Redondo: Alagamento. Data/hora: 28/05/2017 às 02h30

Descrição: Devido ao acumulado de chuvas, o rio saiu de sua calha invadindo ruas em três bairros da área urbana. Não há imóveis atingidos. Defesa Civil municipal monitora.

Pouso redondo

Pouso Redondo. Foto: Defesa Civil

Campos Novos: Alagamento. Data/hora: 27/05 – 20h

Descrição: segundo o Coordenador municipal da Defesa Civil, houve alagamentos pontuais e transbordamentos de córregos que cortam a cidade. O  Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e setoriais deram resposta.

Xanxerê : Chuvas Intensas. Data/hora: 27/05/2017 17h20

Descrição: Por volta das 17h20 deste sábado (27/05) uma forte chuva ocasionou alagamentos em várias ruas do município. Pontos de alagamento foram verificados no Bairro Vila União e Leandro, onde a água invadiu algumas residências; no Centro, a Rua Victor Konder, próximo ao Fórum ficou completamente alagada, bem como na Rua Irineu Bornhausen e na Rua Papa João XXIII. Dois (02) veículos ficaram alagados ao tentar atravessar ruas alagadas. Ninguém se feriu. Na Linha Invernadinha, interior de Xanxerê, uma família ficou ilhada e foram registrados danos em uma ponte. Na BR-282, próximo ao posta da PRF, uma árvore caiu. Na SC-155, sentido Xanxerê à Xavantina, foram registrados alagamentos na via, queda de galhos e pequenas árvores e próximo ao acesso do Rio Ditinho foi verificado um deslizamento na via. Equipe do Corpo de Bombeiros atendeu as ocorrências de alagamento.

Danos Humanos(n°): 08 famílias com alagamentos em residências – 32 pessoas afetadas.

Danos Materiais(n°): 02 veículos que ficaram no alagamento – em levantamento. 

xxe

Alagamentos em Xanxerê. Foto: Defesa Civil

Vanrgeão : Chuvas Intensas. Data/hora: 27/05/2017 17h30

Descrição: Foram registrados dois (02) pontos de alagamentos com danos em estabelecimento comercial.  Outros pontos de alagamentos pontuais foram verificados, sem maiores danos. A Defesa Civil Municipal faz o levantamento.

Ainda no sábado, 27, nos município de Abelardo Luz, Ipuaçu e São Domingos, faltou energia elétrica em 320 unidades consumidoras.

Rio das Antas: Vendaval. Data/hora: 27/05/17 19h40

Descrição: Fortes chuvas e ventos atingiram o município provocando destelhamento de três (03) residências. A cobertura metálica do estacionamento de um supermercado desabou.

Danos materiais (n°): 03 residências. 01 comércio. 04 veículos. Nenhuma pessoa ferida.

Rio das Antas

Rio das Antas. Foto: Defesa Civil

Curitibanos: Chuva intensa. Data/hora: 27/05 – 21h

Descrição: Queda de muro próximo de prédios e residências. Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros foram acionados para isolar a área. Ninguém se feriu.

Braço do Trombudo : Movimentação de massa (deslizamento). Data/hora: 27/05/2017 às 21h30

Descrição: Devido o acumulado de chuvas houve a movimentação de massa na SC112, não invadindo a pista de rolamento. Há ainda risco de queda de dois postes de transmissão de energia elétrica. Defesa Civil Municipal monitora e a Celesc foi comunicada.

Criciúma : Deslizamento. Data/hora: 27/05/17 – 23h

Descrição: O alto volume de chuva e a umidade do solo provocaram escorregamento de terra e queda de muro perto de uma residência. Ainda um poste da rede elétrica ficou inclinado. A Defesa Civil municipal monitora a situação. Não há feridos.

criciuma 2

(Criciúma)

Ituporanga. Movimentação de massa. Data/hora: 27/05/2017 às 21h30

Descrição: Devido o acúmulo de chuva houve um deslizamento na SC 350, porém, nãoo invadiu a pista de rolamento. A defesa Civil municipal monitora o a situação e a PRF sinalizou o local.

 

Novos registros 12h*

Ocorrências pontuais foram registras em Balneário Camboriú de ontem, 27, para hoje, 28. Houve queda de árvore e deslizamentos. Ninguém ficou ferido. A prefeitura forneceu lona. Em Concórdia também houve deslizamento isolados. Ninguém se feriu.

Outros pontos isolados foram registrados em Ascurra, Apiúna, Brusque, Gaspar, Blumenau, Guabiruba , Rio dos Cedros e  Rodeio. Após a forte chuva e alto volume pluviométrico, houve pontos de alagamentos, enxurrada e deslizamentos. Ninguém se feriu. A Defesa Civil Municipal trabalha no levantamento de dados, acompanha as situações no local e monitora o nível dos rios.

 

Na Serra do Rio Do Rastro – Lauro Muller : Deslocamento de rocha e terra. 28/05/17 – 07h

Descrição : com as chuvas intensas, o solo ficou bastante úmido, ocasionando alguns pontos de deslocamento de pequenos blocos de rocha e um pouco de terra. Não houve comprometimento do tráfego, apenas entupimento da calha de drenagem.

 

Arvoredo. Deslizamento. Data/hora: 28/05/2017 – 09h.

Descrição: Movimentação de massa numa área de 10 m de comprimento por 10 m de altura por 5 m de profundidade causado pelo excesso de chuva e obra de terraplanagem mal feita onde executaram um corte no terreno num ângulo reto na Rua Projetada no Conjunto Habitacional Arvoredo. A prefeitura realocou uma família por estar em área de risco. Danos Humanos(n°):  09 pessoas afetadas. (3 famílias). 

 

 

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina mantém as equipes em alerta devido a influência do avanço da frente fria. Com a previsão de chuva, granizo e vendaval, há possibilidade de ter registros de ocorrências. Os coordenadores regionais da Defesa Civil SC também acompanham a situação nas regiões e pedem atenção dos municípios. O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) também está informado da situação para ser acionado em caso de necessidade. A secretaria já avisou os fornecedores de itens de assistência humanitária para serem acionados rapidamente caso haja necessidade.

Para mais informações sobre o tempo e alertas, siga as redes sociais da Epagri/Ciram e Defesa Civil SC bem como seus respectivos sites.

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

ATENÇÃO: CHUVA E DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)  

Inicio: 27/05/2017 às 09h

Fim: 28/05/2017 às 22h

Regiões: Todas

Previsão: chuva, moderada a localmente forte em alguns momentos, com descarga elétrica (raios). No período noturno a chuva intensifica. Na madrugada e manhã de domingo (28/05) há risco de temporal localizado.

Acumulado de chuva no período: média de 30 a 60 mm no Estado, podendo ocorrer pontuais maiores, especialmente do Oeste ao Litoral Sul.

Sistema: frente fria em SC e cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

NOTA: o mês vai terminar com tempo úmido e chuva frequênte em SC, com previsão de volume elevado até a próxima quarta-feira (31/05), especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema comunique a coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.