Chuva deixa Defesa Civil em alerta

Canoinhas

Foto: Defesa Civil Municipal de Canoinhas

A chuva contínua desde o início do fim de semana até este domingo, 21, causou estragos em algumas regiões de Santa Catarina. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. A Defesa Civil SC através das 20 coordenadorias regionais acompanha a situação em todo o Estado.

Conforme o levantamento feito pelas defesas civis municipais os registros a seguir chegaram até o Estado desde sábado, 20, até hoje, 21.

No município de CANOINHAS uma ponte caiu devido a forte chuva na região. A ponte fica entre a localidade de Rio do Tigre e Bonetes. A ocorrência foi registrada ainda no sábado, 20.

Em LAURENTINO, uma família precisou sair de casa devido ao deslizamento de terra próximo da residência. Os familiares foram encaminhados pela Assistência Social do município para aluguel social. Ocorrência registrada na madrugada deste domingo,21.

Laurentino 2

Foto: Defesa Civil municipal de Laurentino

Em CANELINHA, houve queda de árvore sobre a rede elétrica nas margens da rodovia SC 410, no Bairro Índia. O acesso à propriedade de uma família ficou isolada, cerca de 25 pessoas afetadas. Ocorrência registrada no sábado,20, já normalizada. O Corpo de Bombeiros Militar realizou o corte da árvore e a Celesc restaurou a energia.

Em FLORIANÓPOLIS um deslizamento no bairro Costeira interditou o acesso para 06 residências. Ninguém ficou ferido, mas afetou 24. O evento ocorreu ainda no sábado, 20, pela manhã. A prefeitura liberou o acesso com uma retro escavadeira.

WhatsApp Image 2017-05-20 at 12.53.43

Foto: Defesa Civil municipal de Florianópolis

Em SANTO AMARO DA IMPERATRIZ foi registrado inundação neste domingo, 21. Devido ao elevado volume de chuva rios Cubatão e Do Braço saíram da calha e inundaram algumas ruas do município. Nenhuma residência foi atingida, porém 06 famílias ficaram ilhadas por algumas horas afetando 24 pessoas. A situação já foi normalizada e os níveis dos rios baixam gradativamente. Também as adutoras que abastecem água romperam-se.

Já na região Norte e Nordeste houve alagamentos pontuais, porém ninguém precisou sair de casa. Nas demais regiões não houve alterações.

Redução de água potável

A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) informa que as adutoras de água de Pilões em Santo Amaro da Imperatriz se romperam com a enxurrada nesta manhã, 21. O abastecimento de água está prejudicado para a Grande Florianópolis, reduzido a 40%. Equipes da Casan já estão no local recuperando, porém ainda sem previsão de retorno à normalidade. O órgão solicita que a população economize o consumo.

WhatsApp Image 2017-05-21 at 12.05.19

Adutoras rompidas em Santo Amaro da Imperatriz. Foto: Polícia Militar Ambiental

Volume de Chuva nas últimas 24 horas

WhatsApp Image 2017-05-21 at 13.43.10

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo (21/05):  OBSERVAÇÃO PARA CHUVA MAIS INTENSA NO LITORAL – INTENSAS RAJADAS DE VENTO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto com chuva, melhorando no decorrer da tarde, a partir do Oeste, e nas demais regiões. No Litoral e Vale do Itajaí, condição de chuva mais intensa e melhora do tempo à noite.

Temperatura: em declínio no fim do dia.

Vento: norte a sul, moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria deslocando-se em SC no decorrer do dia, seguida de alta pressão avançando para o Estado no final do dia.

Segunda-feira (22/05):

Tempo: presença de sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: baixa na madrugada com pequena chance de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Planalto, fraco e de Sul no Litoral com intensidade moderado.

Sistema: alta pressão sobre Santa Catarina.