Chuva forte atinge municípios da Grande Florianópolis e Litoral Norte

A forte chuva desde sexta-feira (8) causou prejuízos a municípios das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte de Santa Catarina. Em Penha, na madrugada de sábado (9), enxurrada e vendaval provocaram alagamentos em 50 casas e destelhamento em outras 30 residências. A Defesa Civil Estadual autorizou o envio de 30 colchões ao município e uma equipe do órgão está na cidade para vistoria.

Entre sábado e domingo (10), em Alfredo Wagner, a chuva forte atingiu nove bairros e causou a queda de barreiras e pontes, prejudicando os sistemas viário e elétrico do município. O abastecimento de água também foi afetado. Conforme informações da prefeitura, 10 pessoas estão desalojadas, 5 desabrigadas e 43 casas foram danificadas.

Ainda na região da Grande Florianópolis, os municípios de Angelina, Rancho Queimado e Águas Mornas tiveram problemas de alagamento e ruas danificadas por causa da forte chuva. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, os órgãos municipais estão em campo na tarde deste domingo para realizar o levantamento dos prejuízos provocados pela chuva, que continua no Litoral.

Previsão – Conforme a Epagri/Ciram, a chuva permanece neste domingo e segunda-feira (11), especialmente no Litoral Norte do Estado, com maior persistência entre o fim da tarde e noite. A temperatura estará em elevação pelo Estado, com sensação de ar abafado.

Na terça-feira (12), o sol deve aparecer em todas as regiões, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido à aproximação de uma nova frente fria ao Estado. Há risco de temporais com trovoadas, descarga elétrica e queda de granizo, principalmente no Meio-oeste e Planalto.

A Defesa Civil Estadual reforça às pessoas ficarem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Pede-se ainda que as famílias não transitem em áreas alagadas, para o risco de se machucarem ou serem arrastadas pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento.

O órgão estadual conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.