Chuva que caiu na Região do Vale traz preocupação por causa de deslizamentos

20151016125348

Foto: Divulgação SDC/SC (Xavantina)

A chuva causou danos em diversas cidades. De acordo com o diretor de prevenção, Fabiano de Souza, o volume de chuva registrado no Alto Vale do Itajaí, Médio Vale e Planalto Norte foi acima do esperado. “No Alto Vale do Itajaí foi bem acentuado o que traz um maior nível de preocupação,”disse.

A cidade mais problemática é Rio do Sul já que o nível do rio que corta o município, está com cerca de dois metros acima da cota de emergência. Por conta disso, a Defesa Civil ampliou a cota de segurança para 9.5 metros. Souza reconheceu ainda uma ação da defesa civil local, que preventivamente retirou famílias antes da água chegar as residências, já na semana passada.

O diretor alertou ainda para o risco de deslizamentos, que podem ocorrer devido o solo encharcado e a chuva constante. “O solo da região está saturado. Propício para movimento de massa – deslizamentos,” afirmou.

Diante desse cenário, é extremamente importante monitorar áreas susceptíveis a essas ocorrências.

Em relação ao volume de chuva, segundo a Gerência de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, no Alto Vale do Itajaí, nas últimas 24 horas choveu:

Atalanta: 86mm

Ituporanga: 76mm

Ituporanga: 64mm

Ituporanga: 63mm

Salete: 74 mm

Salete: 72mm

Rio do Oeste: 69mm

Rio do Sul: 68mm

Rio do Sul: 66mm

Rio do Sul: 63mm

Presidente Nereu: 67mm

Santo Amaro da imperatriz: 64mm