Chuvas prejudicam agricultura em Santa Catarina

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias atingiram a atividade agropecuária de diversas regiões do Estado, provocando perdas em diversas culturas. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, destaca que, além de perdas nas cidades, o interior também foi muito prejudicado. Segundo Rodrigues os maiores danos ocorreram na produção de leite e de hortifrutigranjeiros do Litoral, especialmente no município de Antônio Carlos. Estradas também foram interditadas dificultando o acesso e o transporte de pessoas e animais.

Segundo o secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies, culturas que estão em campo, em fase de desenvolvimento, como a cebola, o trigo e o fumo, terão menor produção. Conforme Spies, o excesso de precipitação prejudica as verduras de folhas. Como o produto substituto precisa vir de fora, haverá elevação de preços no futuro. A cebola, cultivada principalmente no Alto Vale, com o excesso de chuvas deverá ser atacada por fungos e terá produtividade menor. O mesmo ocorre com o fumo.

O trigo, em fase de desenvolvimento, apresenta queda de qualidade e produtividade quando atingido por muitas precipitações. Na atual safra, foram plantados em SC 120 mil hectares de trigo e a projeção de colheita, antes da chuva, era de 304 mil toneladas. No caso da pecuária, até agora, segundo o secretário João Rodrigues, não há informação de perda de animais, mas as chuvas prejudicaram a produção de pastagens, o que limita a oferta de leite. Na enchente de 2008, 2.800 bovinos morreram.

Informações adicionais:
Anna Bellani
Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-4996