Ciclo de reuniões com coordenadores regionais encerra em Florianópolis

Foi finalizado, nesta terça-feira (22), o ciclo de encontros com os coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC). A reunião foi realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis, e reuniu os coordenadores das Regionais da DCSC de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Grande Florianópolis, Itajaí e Joinville. O objetivo foi a troca de experiências e ampliação da integração com as coordenadorias regionais.

Logo na abertura o chefe da DCSC. David Busarello, ressaltou a liberdade de ação dos coordenadores regionais “Vocês são o braço da DCDC na ponta. E darei todo apoio que precisam para que o trabalho possa ser desenvolvido da melhor maneira”, comentou. Em seguida informou que o Projeto de Kits de Transposição Metálicos está sendo reformulado para ampliar o apoio aos municípios. “Os termos de referência de transporte, instalação e dos serviços de lage e pré-lage estão prontos. Agora buscamos a rubrica orçamentária para lançar os editais de licitação”, finalizou.

O coordenador da Regional de Tubarão, Anderson Martins, reforçou a importância das prefeituras estruturarem as áreas de defesa civil para que possam agir não apenas no momento do desastre, mas também na prevenção. “Essa estruturação deve levar em conta a questão documental, de legislação e capacitação da equipe, para que as ações de proteção e defesa civil possam ser implementadas com maior rapidez no momento necessário”, explicou.

Já o coordenador regional de Itajaí, Daniel Bazanella, trouxe para o grupo a integração com instituições de ensino e pesquisa da Região. “Coloco a disposição as informações a respeito do funcionamento da Rede de Pesquisa em Desastres da Foz do Rio Itajaí (REPEDfri), que durante a pandemia coordenou dezesseis grupos de trabalho de voluntariado em prol das necessidades da Região”, explicou. Segundo ele, este projeto se enquadra no pilar de capacitação das estruturas municipais.

O coordenador geral dos regionais, Bruno Golin, ressaltou a importância da rodada de reuniões realizada com os coordenadores regionais. “Essa aproximação é extremamente valiosa, pois consegue alcançar todos de forma igualitária, promovendo os alinhamentos necessários para a boa execução das atividades de Defesa Civil nas regionais”, disse. Golin completou que os encontros são importantes para a divulgação de boas práticas realizadas nas regionais e o levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelos coordenadores para a busca de uma resolução conjunta e uma melhor fluidez do trabalho.