Ciram entrega relatório de rede de monitoramento à Defesa Civil

relat proj defesa 02

Foto de Carlos Eduardo de Lima

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina – Ciram entregou o relatório da rede de monitoramento do Estado. O documento é composto por todas as estações em funcionamento, em Santa Catarina e poderão auxiliar nos trabalhos da Defesa Civil do Estado. 

O relatório do Projeto é composto por levantamento, sistematização, cadastramento e espacialização de redes de estações hidrometeorológicas automáticas, fluviométricas convencionais e de qualidade da água de propriedade de órgãos públicos e privados.

O conteúdo foi apresentado à Secretaria de Estado da Defesa Civil que vai avaliar o conteúdo. Os pontos especifícados darão rumo aos novos investimentos da SDC. De acordo com o Gerente de Monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, com esse estudo será possível saber quais estações podem ser aproveitadas no sistema de prevenção. “A ideia é utilizar as estações existentes e se necessário saber onde há necessidade de se instalar novas”, destacou Rudorff.

O projeto está dividido em quatro etapas. A primeira foi a elaboração do plano de trabalho que, contou com reuniões com Comitês das Bacias Hidrográficas, coordenadores locais e regionais de defesa civil, e técnics do governo estadual. A segunda e terceira envolvem 

Levantamento da situação atual, sistematização dos dados e cadastramento da rede de estações hidrometeorológicas existentes no território catarinense que possuam equipamentos automáticos, com transmissão de dadospor telemetria, em condições de compor o sistema de monitoramento e alerta estadual. Já a quarta e últma etapa é composta pelo fornecimento de informações geoespaciais utilizando estrutura de arquivos compatíveis com Sistema de Informação Geográfico e Banco de Dados Espacial.

Os trabalhos foram firmados em fevereiro deste ano, quando o contrato foi assinado. O custo do Projeto é de R$ 170 mil. A Ciram tem como prazo final o mês de junho de 2014.  Com a conclusão dos trabalhos será possível ampliar a rede estadual de monitoramento. Conforme o Diretor de Prevenção da Defesa Civil, Fabiano de Souza, esse é um passo muito importante para que o sistema de prevenção do Estado seja colocado em prática. ” Esse relatório é mais uma ferramenta para que todo o sistema de prevenção seja colocado em prática em Santa Catarina”, firsou Fabiano.

Além desse trabalho, o sistema de prevenção previsto para Santa Catarina engloba a instalação do radar meteorológico, que está em fase de instalação e a licitação para a aquisição de um software. O programa de computador será o resposnável por abastacer a população com informações sobre volume de chuva previsto e ocorrências climáticas. “Esse processo inclui o aplicativo que vai fornecer dados em tempo real para a população”, concluiu Rudorff.

Os recursos para o software fazem parte de um financiamento através de um banco público.

Informações adicionais:

Paulo Cesar Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Defesa Civil

(48) 9159 0445 / (48) 3664 7009