Colegiados de Defesa Civil se reúnem em Xanxerê

unnamed 400 300 s c1

Foto e texto: Adriana Paula Mattiello.

Os colegiados da Defesa Civil das regionais de Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Seara estiveram reunidos na segunda-feira (8), na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Xanxerê. O encontro serviu para a apresentação de sistemas online, integração dos colegiados e troca de experiências. A reunião foi conduzida pelo coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri. Os colegiados são formados por um representante da Defesa Civil de cada município.

Na oportunidade, foram apresentadas adequações do Sistema Integrado de Informações de Desastres, utilizado para a inserção de dados quando há necessidade de decretar Situação de Emergência. Os participantes também conheceram o sistema Defenzzo, uma ferramenta para a gestão municipal da Defesa Civil.

O encontro contou, ainda, com encaminhamentos gerais da área e com a apresentação do caso ocorrido no município de Arvoredo no final de junho. Após a ruptura de uma barragem no município de Ponte Serrada, a cidade de Arvoredo precisou ser evacuada para garantir a segurança dos moradores. Em algumas horas, a cidade foi alagada, mas as vidas foram preservadas graças ao trabalho rápido e preventivo da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O secretário regional Carlos Augustinho Colatto participou da abertura e ressaltou a importância do trabalho da Defesa Civil. “Fico feliz por perceber que hoje os municípios compreendem a relevância de ter uma Defesa Civil preparada para atender a comunidade em casos de desastres. O Governo do Estado também tem feito a sua parte, com o uso de inovações tecnológicas e equipamentos que permitem prever algumas catástrofes e assim evitar ou reduzir os danos”, declarou Colatto.